Pesquisa da Opinion Box revela que 1 em cada 3 usuários já adquiriu algo que conheceu na plataforma, potencializando negócios e marketing.
A plataforma TikTok foi criada em 2016, sob a liderança do chinês Zhang Yiming, com o objetivo de oferecer um espaço para a publicação de vídeos curtos que envolvem humor, música e dança. Em pouco tempo, o TikTok conquistou o mundo, e em 2018 já estava acessível em mais de 150 países e 75 idiomas, tornando-se o aplicativo mais baixado na App Store no ano seguinte.
Hoje, o TikTok se destaca como uma importante rede social, atraindo milhões de usuários que compartilham suas criações e interagem com conteúdos diversos. A popularidade do aplicativo continua a crescer, consolidando sua posição como uma das principais plataformas de entretenimento digital.
A Popularidade do TikTok em 2021
Em 2021, o TikTok superou a impressionante marca de 1 bilhão de usuários ativos globalmente, tornando-se o primeiro aplicativo que não pertence à Meta (empresa responsável por redes sociais como Facebook e Instagram) a ultrapassar a marca de 3 bilhões de downloads. Uma pesquisa realizada pela Opinion Box, divulgada em março deste ano, revelou que um em cada três usuários dessa rede social no Brasil já adquiriu algum produto que conheceu através da plataforma. Além disso, o relatório destacou que 71% dos usuários acreditam que as marcas devem estar presentes nas redes sociais, enquanto 68% concordam que a plataforma pode facilitar a aproximação com pessoas e empresas.
Transformação do TikTok em um Espaço de Negócios
Conforme a especialista em Transformação Digital do Sebrae, Janaína Camilo, o TikTok começou a ganhar popularidade no Brasil como uma plataforma de entretenimento, mas gradualmente se transformou em um ambiente propício para potencializar negócios. ‘O TikTok possui uma estratégia de marketing diferenciada, com um teor dinâmico e interativo. O algoritmo de inteligência artificial da plataforma oferece conteúdos segmentados com base nos interesses, interações e comportamentos dos usuários, proporcionando uma experiência individualizada que gera conexão com o público alcançado’, explica Camilo.
Público-Alvo e Oportunidades no TikTok
A especialista observa que a maioria dos usuários da plataforma é composta por jovens de 16 a 24 anos, mas nos últimos anos, tem-se notado um aumento no percentual de adultos entre 35 e 55 anos que utilizam a rede. ‘Isso torna o TikTok um ambiente propício à promoção de negócios, com potencialidade ampliada para as empresas que utilizam o TikTok For Business, um espaço voltado para o empreendedor que deseja conquistar um público maior e se aproximar dos clientes’, considera.
Crescimento Global e Regional do TikTok
Globalmente, o TikTok já conta com 1 bilhão de usuários ativos mensais na plataforma, embora a empresa mantenha em segredo os números regionais. Estima-se que, no Brasil, esse volume continue a crescer, alcançando atualmente cerca de 98,6 milhões de contas ativas.
História de Sucesso da Monshell no TikTok
Do interior de Minas Gerais, na pequena cidade de Campo do Meio, a Monshell se destaca na venda de capas automotivas para todo o país. Mensalmente, a empresa vende mais de 10 mil produtos, sendo 80% dessas vendas realizadas pela Internet. As capas da Linha Prime, que são totalmente personalizadas, são as mais procuradas. Desde 2015, a Monshell já possui presença digital nos principais marketplaces, mas também tem explorado o potencial do TikTok para divulgar seus produtos. ‘Estamos viralizando muito no TikTok com postagens que alcançam até 400 mil visualizações. Com essa visibilidade, decidimos criar nosso próprio e-commerce, que é nossa loja oficial, para não ficarmos tão dependentes dos marketplaces’, explicou a gerente comercial Paola Rubia, responsável pelo marketing digital da Monshell.
Crescimento e Empregos Gerados pela Monshell
Ano após ano, o faturamento da empresa cresce em torno de 30%, gerando emprego para 82 colaboradores, sem contar os contratados indiretamente. Segundo Paola, 80% das vendas são impulsionadas pela presença ativa da Monshell na plataforma TikTok, demonstrando a eficácia dessa rede social como uma ferramenta de marketing e vendas.
Fonte: @ PEGN
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