Lojas de conveniência em postos de combustíveis e estacionamentos de hipermercados atendem à rotina agitada do estilo de vida brasileiro.
Nos últimos anos, as franquias têm buscado novas estratégias para se destacar no mercado, reduzindo a dependência de locais tradicionais como shopping centers e ruas movimentadas. Em vez disso, elas têm optado por se estabelecer em locais que estejam no caminho do consumidor, como estacionamentos de hipermercados e atacarejos ou postos de combustíveis, onde a visibilidade e o fluxo de pessoas são maiores.
Essa mudança de estratégia tem permitido que as franquias sejam mais acessíveis e visíveis para o público, especialmente as microfranquias e franquias baratas, que podem se beneficiar de locais com menor custo de aluguel e manutenção. Além disso, a proximidade com outros estabelecimentos comerciais pode gerar sinergias e aumentar a visibilidade da marca, tornando-a mais atraente para os consumidores. A chave para o sucesso é encontrar o local certo e adaptar a estratégia de marketing para atender às necessidades do público-alvo. A inovação e a flexibilidade são fundamentais para que as franquias possam se destacar no mercado competitivo atual.
Oportunidades de Negócios em Locais de Conveniência
Muitas redes de franquias têm criado novos formatos mais acessíveis para expandir suas operações, e boa parte delas se enquadra como microfranquias (ou franquias baratas). Neste modelo, o investimento inicial máximo é de R$ 135 mil, de acordo com a parametrização da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Segundo o especialista Maurício Morgado, coordenador do Centro de Excelência em Varejo da FGV EAESP, a busca por mais conveniência é reflexo de um novo estilo de vida do brasileiro, que com a rotina agitada não consegue se deslocar e precisa realizar tarefas simples com agilidade.
Essa tendência é impulsionada pela necessidade de locais de conveniência, como estacionamentos, postos de combustíveis e hipermercados, que oferecem serviços rápidos e práticos para os consumidores. As franquias que se adaptam a essa demanda têm mais chances de sucesso.
7 Microfranquias em Locais de Conveniência
Aqui estão 7 microfranquias que estão presentes em locais de conveniência com investimento inicial a partir de R$ 14,9 mil:
1. Lave & Pegue – Lavanderia express, com atendimento automatizado. A franquia demanda um atendente para orientação dos clientes. Ano de fundação / Início do franchising: 2020/2022. Quantidade atual de unidades: 56. Investimento inicial total: a partir de R$ 93 mil. Previsão de retorno do investimento: até 18 meses.
2. Minha Quitandinha – A rede de franquias de minimercados autônomos funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, sem intermediários para a realização das compras. Pode ser instalada em complexos residenciais ou comerciais. Ano de fundação / Início do franchising: 2020 / 2022. Quantidade atual de unidades abertas: 240. Investimento inicial: a partir de R$ 42 mil. Previsão de retorno: de 10 a 18 meses.
3. Mr Fit – A rede oferece o modelo Express, que consiste em uma mini cafeteria no formato to go, com opções saudáveis. Além disso, na mesma operação, o franqueado tem a linha de produtos ultracongelados da marca que ficam expostos para venda. Ano de fundação / Início do franchising: 2013/2013. Quantidade atual de unidades: 56. Investimento inicial: a partir de R$ 93 mil. Previsão de retorno: até 18 meses.
4. Market4u – A franquia oferece uma loja de conveniência com produtos frescos e serviços de entrega. Ano de fundação / Início do franchising: 2020 / 2022. Quantidade atual de unidades: 240. Investimento inicial: a partir de R$ 42 mil. Previsão de retorno: de 10 a 18 meses.
5. Maria Gasolina Express – A franquia oferece um modelo de posto de combustível com serviços de conveniência. Ano de fundação / Início do franchising: 2015 / 2017. Quantidade atual de unidades: 56. Investimento inicial: a partir de R$ 93 mil. Previsão de retorno: até 18 meses.
6. 4Charge – A franquia oferece um modelo de estacionamento com serviços de conveniência. Ano de fundação / Início do franchising: 2020 / 2022. Quantidade atual de unidades: 240. Investimento inicial: a partir de R$ 42 mil. Previsão de retorno: de 10 a 18 meses.
7. Acqua Lavanderias – A franquia oferece um modelo de lavanderia express com atendimento automatizado. Ano de fundação / Início do franchising: 2020 / 2022. Quantidade atual de unidades: 56. Investimento inicial: a partir de R$ 93 mil. Previsão de retorno: até 18 meses.
Essas microfranquias oferecem oportunidades de negócios em locais de conveniência, com investimentos iniciais acessíveis e previsões de retorno de investimento atraentes. No entanto, é importante realizar pesquisas sobre a marca e o mercado antes de tomar uma decisão de investimento.
Fonte: @ PEGN
Comentários sobre este artigo