Energia, velocidade e distribuição interna são considerados na Estratégia Nacional de Escolas Conectadas.
A Conectividade é um fator fundamental para o sucesso da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), uma iniciativa do Governo Federal que visa garantir que as escolas públicas de educação básica em todo o país possam contar com Conectividade para utilização com intencionalidade pedagógica. A Enec é executada por meio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério das Comunicações (MCom), em colaboração com sistemas de ensino, entidades reguladoras, setor privado e terceiro setor.
A Conectividade é essencial para proporcionar Acesso à Internet de qualidade, permitindo que os alunos e professores possam utilizar a Tecnologia de forma eficaz para melhorar a Comunicação e o aprendizado. Com a Conectividade, as escolas podem oferecer recursos educacionais online, Acesso à Internet em tempo real e Comunicação eficaz entre os alunos e professores. Além disso, a Conectividade também permite que as escolas sejam mais Conectadas com a comunidade, proporcionando Acesso à Internet e Comunicação com os pais e responsáveis, o que é fundamental para o sucesso dos alunos. É fundamental que as escolas tenham Conectividade para oferecer uma educação de qualidade. Além disso, a Conectividade também é essencial para a Tecnologia e a Comunicação eficaz. É importante lembrar que a Conectividade é um direito dos alunos e professores. Portanto, é fundamental que as escolas tenham Conectividade para oferecer uma educação de qualidade.
Conectividade: O Coração da Educação Conectada
A Enec é estruturada em seis eixos principais, com a Conectividade sendo o pilar fundamental. Além disso, os eixos incluem dispositivos, Recursos Digitais, currículo, Formação Docente e Transformação Digital. O programa recebe recursos do Governo Federal por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), que visa impulsionar a Conectividade nas escolas. Para que uma escola seja considerada conectada, é necessário atender simultaneamente a três condições: Disponibilidade de energia elétrica via fonte pública ou renovável, Acesso à Internet com velocidade suficiente e Distribuição interna via rede Wi-Fi que permita o uso por turmas inteiras em ambientes pedagógicos, garantindo uma Comunicação eficaz.
Esses três elementos compõem o Indicador Escolas Conectadas, uma medição criada pelo MEC e aprovada pelo Comitê Executivo da Enec para apoiar o planejamento e a execução das políticas públicas de Conectividade e Tecnologia. O indicador é utilizado pelo colegiado para priorizar escolas que precisam de mais apoio, com a finalidade de garantir maior equidade na distribuição dos recursos federais, promovendo a Conectividade e o Acesso à Internet de qualidade. O indicador analisa simultaneamente os três elementos para oferecer uma visão mais ampla do estágio de Conectividade das escolas, considerando a Comunicação e a Tecnologia disponível.
Estratégia Nacional para a Conectividade
Na última apuração do indicador, realizada em janeiro de 2025, das 137.917 escolas brasileiras, um total de 72.824 — ou seja, 52,8% — foram consideradas dentro dos parâmetros adequados, figurando entre os níveis 4 (10,3%) e 5 (42,2%). Escolas nos níveis 3 (8,9%); 2 (23,3%); 1 (9,78%); e aquelas não conectadas ou sem energia adequada (5,16%) são consideradas fora dos parâmetros adequados, necessitando de melhorias na Conectividade e no Acesso à Internet. Caso seja examinado apenas o segundo parâmetro do Indicador Escolas Conectadas — serviço de conexão à internet em velocidade suficiente —, 83.217 escolas (60%) são consideradas adequadas, demonstrando um avanço na Conectividade e na Comunicação nas escolas.
O indicador, porém, não é um sistema de monitoramento em tempo real da qualidade da prestação dos serviços de internet nas escolas, e sua definição é baseada em dados coletados por diferentes fontes, incluindo a Estratégia Nacional para a Conectividade e o Escolas Conectadas programa. Considera-se a maior velocidade a identificada entre as diferentes fontes, e essa informação é comparada com o parâmetro de velocidade adequada definido para aquele estabelecimento de ensino, levando em conta a Formação Docente e a Transformação Digital necessárias. Esse parâmetro é determinado com base nos critérios estabelecidos pela Resolução CENEC nº 2/2024, orientados pelas características da escola e por sua Tecnologia de acesso à internet, garantindo uma Conectividade eficaz.
Recursos Digitais e Conectividade
Fontes – Assim como o Censo Escolar, uma das fontes do Indicador Escolas Conectadas são informações prestadas anualmente pelos gestores escolares no âmbito do monitoramento da Política de Inovação Educação Conectada. Isso porque o MEC não gerencia diretamente a contratação da internet em todas as instituições do país, mas busca promover a Conectividade e o Acesso à Internet de qualidade. Com exceção das unidades de ensino federais, cabe à escola ou à sua rede de ensino a gestão dos recursos federais recebidos e a contratação da internet, visando garantir a Conectividade e a Comunicação necessárias. Feito isso, os gestores escolares informam ao ministério qual é a velocidade da internet contratada por eles para atender às demandas pedagógicas e administrativas da sua escola, considerando a Conectividade e a Tecnologia disponível. Além dos dados informados pelos gestores escolares, o indicador também considera outras fontes de dados, como o Censo Escolar, para garantir uma visão completa da Conectividade nas escolas e promover a Transformação Digital necessária.
Fonte: © MEC GOV.br
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