Um marco para o Brasil que segue fazendo história e quebrando barreiras e termos: cinema, produção, direitos, mercado.
A conquista do Oscar 2025 não é o único reconhecimento ao filme que marcou a história do cinema brasileiro. A longa-metragem, estrelada por Mariana Ximenes, também foi eleita como um dos Melhores Filmes do Ano 2024 pelo Instituto Brasileiro de Cinema e Audiovisual, outro marco importante para o nosso cinema.
Agora, com a indicação ao Oscar, ainda estamos sonhando com o dia em que Ainda Estou Aqui vai conquistar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. E não é a primeira vez que o seu nome está ao lado de outros grandiosos filmes. O filme, que é uma obra-prima da direção de Gabriel Mascaro, conta a história de Eunice Paiva, a mãe do escritor, em uma película emocionante que leva o espectador a uma jornada de reflexão profunda. E é claro, a história de amor e superação tocante é um dos pontos altos da obra.
Revolução no Cinema Brasileiro
A obra-prima da diretora Julia Rech, ‘Ainda Estou Aqui’, é mais do que uma filme; é uma película que conecta a história do filme brasileiro ao cinema mundial. Interpretada pela destacada atriz Fernanda Torres, a trama aborda a violência do regime militar e a perda de um marido político, vivido pelo talentoso ator Selton Mello. A história ocorre no início da década de 1970, um contexto de produção cinematográfica marcado por censura e repressão.
Um filme que Subverte Expectativas
26 anos após o filme ‘Central do Brasil’ de Walter Salles ter concorrido ao Oscar de 1999 na categoria de Melhor filme Estrangeiro, a história se repete, mas desta vez na categoria de Melhor filme. A atriz Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, foi indicada a Melhor Atriz, enquanto Fernanda Torres hoje concorre em uma categoria distinta. Este ano, o Oscar acontecerá no dia 2 de março, aguardando ansiosamente pelo resultado.
Uma Indicação Histórica para o cinema brasileiro
Ainda Estou Aqui foi indicada na categoria de Melhor filme, a principal do Oscar, uma indicação inédita para a história do cinema brasileiro. Esta é uma conquista de grande magnitude para o mercado cinematográfico nacional. Os filmes que concorrem com a obra nacional são: Anora, O Brutalista, Um Completo Desconhecido, Conclave, Duna: Parte 2, Emilia Pérez, Nickel Boys, A Substância e Wicked.
Representação Internacional
Além de Melhor filme, a obra ‘Ainda Estou Aqui’ também foi indicada na categoria de Melhor filme Internacional, representando o Brasil. Esta é uma oportunidade de destaque para o direitos autorais e a produção cinematográfica nacional. A obra concorre com: The Girl With The Needle (Dinamarca), Emilia Pérez (França), The Seed of the Sacred Fig (Alemanha) e Flow (Letônia).
Atrizes que Destacam-se
Uma grande alegria para todos nós! Fernanda Torres recebeu a indicação na categoria de Melhor Atriz, seguindo os passos de sua mãe, Fernanda Montenegro, que foi indicada 26 anos antes. Ela disputa a estatueta dourada com: Mikey Madison por Anora, Demi Moore por A Substância, Karla Sofía Gascón por Emilia Pérez, e Cynthia Erivo por Wicked.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo