Desenvolvimento pessoal exige uma estratégia bem planejada com metas específicas e significativas, impulsionando mudanças nos nossos hábitos.
O professor Charles R. Snyder, especializado em psicologia positiva, defendeu que existem dois grandes empecilhos que nos impedem de alcançar nossos objetivos: acreditar que não somos capazes de atingi-los e não conseguir identificar o melhor caminho para atingi-los. Ele destaca que o primeiro obstáculo é refletir uma visão limitada de nós mesmos, enquanto o segundo é não ter claridade sobre o caminho a seguir.
Assim, percebemos que a capacidade de alcançar os nossos objetivos é influenciada por dois principais objetivos: superar a dúvida sobre nossas capacidades e encontrar o caminho certo para alcançá-los. Para Charles R. Snyder, os objetivos não devem ser alcançados por meio de um alvo específico, mas sim, ao longo de um caminho mais amplo. Alcançar os objetivos não implica atingir um meta, mas sim, realizar o propósito que nos motiva.
Alcançar o Sucesso: Entendendo o Modelo Teórico de Esperança de Snyder
Essa pesquisa de mais de 20 anos forjou o modelo teórico de esperança de Snyder, que afirma que o sucesso só é alcançável com desejo, motivação, um plano bem estruturado e um objetivo claro. Essa teoria segue sendo válida até hoje e continua a guiar os esforços de desenvolvimento pessoal de muitas pessoas.
O Poder da Meta: A Diferença entre Sucesso e Insucesso
Segundo a Universidade de Harvard, a diferença entre pessoas que atingem suas metas e as que não conseguem é que as primeiras têm uma estratégia bem pensada. Para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e evitar que seus objetivos não sejam alcançados, é fundamental implementar técnicas estudadas e testadas.
Definindo o Objetivo: A Chave para o Sucesso
Com essas práticas eficazes, a especialista em desenvolvimento pessoal Allison Walsh garante que você aumentará suas chances de transformar suas metas em realidade. Além disso, é fundamental definir seus objetivos de forma específica, mensurável e alcançável, utilizando o método SMART.
Conectando o Objetivo ao Propósito
Quando as metas são significativas e conectadas à razão e ao propósito, alcançá-las se torna mais fácil. Isso ocorre porque, ao focar no motivo pelo qual se deseja algo, fica mais fácil evitar distrações, priorizar o que importa e se concentrar intencionalmente no impacto que aquele objetivo terá na vida. A afirmação ‘Quero x para y’ é uma ferramenta poderosa para conectar o objetivo ao propósito.
Exemplos Práticos de Objetivos Inteligentes
Por exemplo, ‘Quero me exercitar mais para conseguir fazer uma caminhada até Machu Picchu sem ficar ofegante’ é um objetivo específico e mensurável. Usando o método SMART, ‘Quero ler mais’ pode ser transformado em ‘Quero ler um livro de não ficção por mês durante um ano para expandir meu conhecimento e conversar com outras pessoas sobre esses assuntos’.
Pegando o Pulo de Folhas: Comece com Mudanças Pequenas
Starte agora, mas dê pequenos passos. É muito mais provável que você tenha sucesso se começar a fazer pequenas mudanças agora, em vez de esperar pelo momento perfeito e tentar fazer tudo de uma vez. A formação de um novo hábito pode levar de 18 a 66 dias, e tentar implementar uma mudança muito ambiciosa logo de início pode levar à frustração e ao fracasso.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo