ouça este conteúdo
Lista de baixas: 18 medalhas, incluindo bicampeões olímpicos em arremesso de peso e disco, no basquete feminino com grandes nomes.
As Olimpíadas são um evento esportivo de grande importância e representatividade para o Brasil. A ausência de Darlan Romani, do arremesso de peso, foi uma baixa significativa na delegação brasileira que competiria nas Olimpíadas de Paris, devido a uma hérnia de disco. No entanto, mesmo com essa baixa, o país segue firme em sua participação no evento.
Os Jogos Olímpicos são uma oportunidade única para os atletas mostrarem seu talento e representarem suas nações. A ausência de Darlan Romani, do arremesso de peso, foi sentida, mas a delegação brasileira está determinada a alcançar grandes feitos em Paris. A competição promete ser acirrada, com atletas de todo o mundo buscando a glória olímpica.
Olimpíadas: Brasil enfrenta baixas em diversas modalidades
Além do futebol masculino, atual bicampeão olímpico, o Brasil terá ausências significativas em outras modalidades nos Jogos Olímpicos de Paris. O basquete feminino, que já conquistou a prata em 1996 e o bronze em 2000, não estará presente pela segunda vez consecutiva. Grandes nomes do esporte nacional, como Thiago Braz e Arthur Zanetti, também não participarão.
A lista de desfalques inclui o futebol masculino, que acumula sete medalhas olímpicas, sendo bicampeão em Rio e Tóquio. Além disso, conquistou prata em Los Angeles-1984, Seul-1988 e Londres-2012, e bronze em Atlanta-1996 e Pequim-2008. No entanto, desta vez, o Brasil perdeu a vaga no Pré-Olímpico para Paraguai e Argentina.
No basquete feminino, a seleção nacional não estará presente, apesar de ter conquistado a prata em 1996 e o bronze em 2000. Mesmo com a vitória no Pan-Americano de 2023, o time não conseguiu a vaga no Pré-Olímpico. Já o handebol masculino, que teve sua melhor campanha na história nos Jogos do Rio, está fora de Paris após ficar em 10º em Tóquio.
Na ginástica masculina por equipes, a seleção brasileira não conseguiu se classificar para os Jogos de Paris, terminando o Mundial de 2023 na 13ª posição. Diogo Soares e Arthur Nory serão os representantes do Brasil na ginástica, que ainda não conquistou medalhas olímpicas.
Thiago Braz, bicampeão olímpico, não conseguiu se classificar para Paris, assim como Arthur Zanetti, duas vezes medalhista olímpico. Italo Ferreira, campeão olímpico de surfe, também estará ausente, com Filipe Toledo, Gabriel Medina e João Chianca representando o Brasil.
Bruno Fratus, medalhista de bronze em Tóquio, não participará da seletiva para Paris devido a uma cirurgia no joelho. Ele e Italo Ferreira serão comentaristas da Globo durante os Jogos Olímpicos. Herbert Conceição, medalhista de ouro no boxe em Tóquio, agora foca em sua carreira no boxe profissional.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo