William cuidou da avó após acidente vascular cerebral, despertando vontade de atuar na área da saúde.
A medicina é uma área que desperta grande interesse entre os jovens, e a aprovação em medicina na Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto (SP), é um marco importante para muitos estudantes. William Lopez Rodrigues da Silva, de 19 anos, é um exemplo disso, tendo conseguido alcançar seu objetivo de ingressar em um dos cursos mais concorridos do Brasil.
A saúde é um setor que abrange diversas áreas, incluindo a enfermagem, e a realização de um curso técnico em saúde pode ser um primeiro passo para aqueles que desejam seguir carreira na medicina. A aprovação de William Lopez Rodrigues da Silva em medicina na USP é um exemplo de como a dedicação e o estudo podem levar ao sucesso em uma área tão competitiva. É fundamental ter conhecimento e estar preparado para enfrentar os desafios que a medicina apresenta, e William Lopez Rodrigues da Silva parece ter encontrado o caminho certo para alcançar seus objetivos. A perseverança é chave para o sucesso em qualquer área, especialmente na medicina.
Introdução à Medicina
O jovem William, aluno de escola pública, teve sua vida transformada após cuidar da avó materna, Maria Aparecida Breve Lopez, que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em 2019. Essa experiência o levou a se interessar pela área da saúde e, posteriormente, a escolher o curso de medicina. William lembra que, na época, ele ficava em casa para ajudar na alimentação e locomoção da avó, e quando o segundo AVC ocorreu, ele ia com os primos até o hospital e chegou a trocar a sonda e as fraldas de Maria Aparecida. Essa experiência despertou seu interesse em participar de mais coisas na área da saúde, incluindo a enfermagem e o curso técnico.
Desenvolvimento do Interesse pela Saúde
Em 2021, após um novo AVC, Maria Aparecida precisou ser hospitalizada e passou a morar na casa de outro familiar, onde ficou até morrer, em 2024. William não conseguiu ajudar a avó como gostaria, mas isso o motivou a se dedicar aos estudos e aplicar para o cursinho em 2024, com o objetivo de passar no vestibular da Fuvest para medicina. Ele também se interessou pela enfermagem, que se tornou sua segunda opção. Recentemente, William conquistou vagas nos dois cursos escolhidos: em medicina, pelo Provão Paulista, e enfermagem pelo vestibular da Fuvest, ambos na USP de Ribeirão Preto. Ele escolheu a primeira opção e está ansioso para as aulas começarem, acreditando que a medicina é a área que mais pode contribuir para a saúde.
Apoio e Dedicação
Para realizar o sonho de entrar na faculdade, foi preciso muito estudo e disciplina por parte do estudante. O pai, William Rodrigues da Silva, lembra dos dias corridos em que mal via o filho em casa. ‘Eu vi ele estudando bastante tempo, ele correndo pra lá e pra cá, pega livro, vai pra biblioteca. Era complicado, ele emagreceu, a gente vê que quando você tem um foco e, realmente leva a sério, é possível, sim.’ Além das aulas regulares, cursinho social e curso técnico, o estudante aproveitava os intervalos para se dedicar em responder questões antigas dos vestibulares que iria prestar. O compromisso com o estudo, ele diz, é resultado do apoio que os pais depositaram nele desde muito novo, e que o levou a se dedicar à medicina e à saúde.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo