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Home Imóveis

Atrasos e Sobrecustos em Projetos de Infraestrutura Pública: O Custo da Incerteza e da Visão de Curto Prazo do Governo.

Redação por Redação
10 de outubro de 2024
em Imóveis
Leitura: 3 minutos
empreendimentos, obras, construção;

Consultoria indica que projetos iniciados no começo dos anos 2000 e mais recentemente não continham diferenças relevantes de atrasos e custos, indicando uma estabilidade/ Crédito: RGtimeline/AdobeStock - Todos os direitos: © Estadão Imóveis

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Falhas de planejamento e governança podem atrasar ou encarecer projetos de infraestrutura, como transporte, afetando o social e a gestão de custos.

Os prazos de entrega e os orçamentos de projetos de construção ou reforma muitas vezes são apenas estimativas otimistas. Problemas imprevistos, falhas no planejamento, más práticas de gestão e uma longa lista de obstáculos podem causar atrasos ou aumentar significativamente o custo de projetos. Isso pode levar a uma série de consequências negativas, incluindo a perda de confiança do público e a alocação ineficiente de recursos.

Um estudo realizado pela Boston Consulting Group (BCG) revela que essa é uma realidade constante em empreendimentos desenvolvidos pelo poder público. A construção de infraestruturas, como rodovias, pontes e edifícios, é um exemplo claro disso. A construção de um projeto pode ser atrasada devido a problemas de planejamento, mudanças nas especificações ou até mesmo a falta de recursos. Além disso, a obra pode sofrer com atrasos devido a problemas de gestão, como a falta de comunicação eficaz entre as partes envolvidas. É fundamental que os gestores de projetos estejam preparados para lidar com esses desafios e tenham estratégias para minimizar os riscos e garantir o sucesso do projeto.

Projetos de Infraestrutura: Desafios Globais

Um relatório elaborado por uma consultoria internacional, com base na avaliação de 379 grandes empreendimentos em 14 países, incluindo o Brasil, revela que projetos de infraestrutura social apresentam uma média de atraso de 31% e um sobrecusto de 41%. Isso significa que, em todo o mundo, a construção de pelo menos 3 a cada 10 hospitais, prisões, escolas ou outros edifícios públicos excedem o prazo previsto. Além disso, projetos de transporte enfrentam, em média, um atraso de 35% e um sobrecusto de 59%.

Esses números são preocupantes, pois indicam que os custos adicionais acabam prejudicando a população. Segundo Thiago Cardoso, diretor e sócio da consultoria, ‘é importante que os governos façam uma avaliação melhor dos cenários antes de iniciar um projeto’. Isso é fundamental para evitar atrasos e sobrecustos que podem afetar a eficácia dos projetos.

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Estudo Internacional de Benchmarking

A consultoria elaborou o estudo ‘Benchmarking de Grandes Projetos de Infraestrutura Internacionais’ para examinar o cumprimento de custos e cronogramas, refletindo a experiência de governos e empresas privadas globalmente na execução dessas obras em larga escala. O estudo avaliou projetos de transporte rodoviário e ferroviário que custaram mais de 500 milhões de dólares, além de infraestrutura que custaram mais de 250 milhões de dólares em 14 países.

Segundo Cardoso, uma das conclusões é que o cenário é semelhante entre os vários países analisados. ‘A partir da mostra de 14 países, observamos que não existem diferenças significativas de um lugar para outro em relação à proporção de atrasos e sobrecustos’, afirma. No entanto, as assimetrias mais marcantes são notadas na complexidade dos projetos desenvolvidos.

Desafios na Construção de Túneis

O estudo mostra que projetos de transporte que envolvem a construção de túneis apresentaram maiores atrasos e sobrecustos que a média. Além disso, projetos com valores acima de 5 bilhões de dólares tiveram um custo além do previsto inicialmente em 77% dos casos.

De acordo com o relatório, existem seis justificativas principais para os atrasos e gastos excedentes: dificuldade de desenvolver estimativas precisas de custos nos estágios iniciais dos projetos, gestão de mudanças, sistemas de governança e gestão da execução insuficientes, incertezas e ajustes do projeto e escopo, custos decorrentes de atrasos e falta de planejamento adequado.

Lições Aprendidas

O estudo destaca a importância de uma gestão eficaz e uma governança adequada para evitar atrasos e sobrecustos em projetos de infraestrutura. Além disso, é fundamental desenvolver estimativas precisas de custos nos estágios iniciais dos projetos e gerenciar mudanças de forma eficaz. Com essas lições aprendidas, é possível melhorar a eficácia dos projetos e evitar que os custos adicionais prejudiquem a população.

Fonte: © Estadão Imóveis

Tags: Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiraprojetosredes sociales
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