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Home Educação

Avanços na Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica: MEC impulsiona mudanças significativas na EPT.

Redação por Redação
3 de outubro de 2024
em Educação
Leitura: 3 minutos
Educação Profissional, Educação Tecnológica, Ensino Profissional;

Na penúltima reunião do Grupo de Trabalho Interinstitucional, integrantes debateram propostas da versão preliminar do relatório do GTI. Documento oferecerá subsídios para a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (Pnept) - Todos os direitos: © MEC GOV.br

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Integrantes do Grupo de Trabalho Interinstitucional debateram propostas para o relatório que subsidiará a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica.

O Ministério da Educação (MEC) realizou, no dia 3 de outubro, a quarta reunião do pleno do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI), que teve como objetivo discutir os princípios que irão guiar a construção da Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (PNEPT). Essa reunião, realizada no formato híbrido, contou com a participação de especialistas que apresentaram propostas para a versão preliminar do relatório do GTI.

Os integrantes do GTI enfatizaram a importância da Educação Profissional e Tecnológica no desenvolvimento do país, destacando a necessidade de uma política que atenda às demandas do mercado de trabalho e promova a formação de profissionais qualificados. Além disso, foi ressaltada a importância do Ensino Profissional na formação de cidadãos capazes de contribuir para o crescimento econômico e social do país. A Educação Tecnológica também foi destacada como fundamental para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o mercado de trabalho atual. A formação de profissionais qualificados é essencial para o futuro do país.

Educação Profissional e Tecnológica: Um Futuro Promissor

A versão final do relatório do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) será apresentada em novembro. O relatório preliminar aborda temas importantes, como a articulação da oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) com as necessidades do mundo do trabalho, e metodologias de articulação entre as instituições formadoras, o setor produtivo e os órgãos públicos responsáveis pela Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (PNEPT).

A diretora de Programa da Secretaria-Executiva, Tassiana Carvalho, destaca a importância da articulação entre as instituições formadoras e o setor produtivo para garantir que a oferta de EPT atenda às necessidades do mercado de trabalho. ‘Quando pensamos em Educação Profissional e Tecnológica, estamos pensando no futuro daquele jovem, na sua inserção no mundo do trabalho. Precisamos pensar em uma trajetória que permita ao egresso ser empregado, ter uma renda digna e se tornar um cidadão pleno. Para isso, precisamos fazer essa aproximação com o setor produtivo para que as instituições possam nos dar a informação necessária para a nossa oferta de EPT’, explicou.

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GTI: Um Colegiado Interinstitucional

O GTI é coordenado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e é formado por diversas instituições, incluindo órgãos do governo federal, entidades representativas das redes de ensino e instituições da sociedade civil que atuam com a temática da Educação Profissional e Tecnológica. O grupo tem como objetivo apresentar um diagnóstico sobre a situação da EPT no Brasil, propor metodologias para identificar e atualizar a demanda pela modalidade e elaborar subsídios para a definição de metas, estratégias e ações.

A instituição do GTI está prevista no Decreto nº 11.985, assinado em abril pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O GTI é formado pelo pleno e por cinco câmaras setoriais, que abordam os seguintes eixos temáticos: itinerários formativos; avaliação e indicadores; observatório de demandas; diagnóstico; articulação e intersetorialidade das redes de Educação Profissional e Tecnológica.

A Educação Profissional e Tecnológica é fundamental para o desenvolvimento do país, pois permite que os jovens adquiram habilidades e competências necessárias para se inserir no mercado de trabalho. A articulação entre as instituições formadoras e o setor produtivo é essencial para garantir que a oferta de EPT atenda às necessidades do mercado de trabalho e permita que os egressos sejam empregados e tenham uma renda digna.

Fonte: © MEC GOV.br

Tags: Grupomercado de trabalho
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