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BMW faz recall de Série 3 Sedans e Sportswagon 2006-2012 por airbags defeituosos com infladores de metal afiados devido a altas temperaturas e umidade.
A fabricante alemã BMW está realizando o recall de mais de 390.000 automóveis nos Estados Unidos devido a infladores de airbags defeituosos que podem explodir, informou a Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário nesta quarta-feira (10). A ocorrência de uma explosão do inflador pode resultar em fragmentos de metal afiados atingindo o condutor ou outros ocupantes do veículo, podendo ocasionar ferimentos graves ou até mesmo óbito, conforme divulgado pelo órgão regulador de segurança automotiva dos EUA.
Os infladores de airbag defeituosos, PSDI-5, produzidos pela empresa japonesa de componentes automotivos Takata Corp, fazem parte de um dos maiores e mais complexos processos de recall da história automobilística. A ação de recall visa garantir a segurança dos motoristas e passageiros, evitando possíveis acidentes causados por falhas nos airbags. É fundamental que os proprietários dos veículos afetados atendam prontamente ao chamado da BMW para a substituição dos infladores, assegurando assim a volta segura dos automóveis às ruas.
Recall de Airbags Takata: História de um Processo Mundial de Recall
Mais de 30 mortes, incluindo pelo menos 26 nos Estados Unidos, foram atribuídas aos airbags Takata defeituosos instalados em veículos de várias montadoras de automóveis. Desde 2009, centenas de feridos foram chamados de volta devido aos infladores de airbags Takata, que se fragmentavam em pedaços de metal afiados em caso de acionamento.
Na última década, mais de 100 milhões de veículos equipados com infladores de airbag Takata foram recolhidos em todo o mundo, marcando um dos maiores processos de recall da história do automóvel. Antes o principal fornecedor mundial de airbags, a Takata pediu falência em 2017 após o escândalo dos airbags defeituosos.
O mais recente recall da BMW envolve alguns modelos Série 3 Sedans e Sportswagon fabricados entre 2006 e 2012, que podem ter volante com inflador PSDI-5 instalado pelos proprietários, mesmo sem a aprovação oficial da BMW como peça de reposição. A descoberta de que o inflador PSDI-5 é suscetível à ruptura após exposição prolongada a altas temperaturas e umidade persistente levou à chamada de volta desses veículos.
As investigações da Takata e de laboratórios independentes revelaram a gravidade do problema, levando os reguladores a exigir a ação imediata das montadoras. O recall em massa dos veículos afetados destaca a importância da segurança dos airbags e a responsabilidade dos fornecedores em garantir a qualidade dos componentes essenciais para a proteção dos ocupantes dos veículos.
Fonte: © CNN Brasil
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