ouça este conteúdo
Desempenho ruim do índice reflete temor de juros altos por mais tempo. Prévia da inflação no Brasil e PIB dos EUA dificultam redução de taxas: setor, commodities, perspectiva.
O mercado viveu uma reviravolta nesta semana, com a terceira alta consecutiva da bolsa, trazendo um alívio para os investidores. Apesar das incertezas no cenário econômico, o mercado mostrou resiliência e se manteve em ascensão, surpreendendo muitos analistas.
Por outro lado, a volatilidade nos valores das ações reflete a instabilidade global, com o índice sendo impactado por notícias econômicas divergentes. Mesmo com a expectativa de juros altos no horizonte, o mercado continua a se adaptar e buscar oportunidades de crescimento a longo prazo.
Mercado de valores em queda reflete incertezas
O mercado de valores enfrentou uma leve queda de 0,37% nesta quarta-feira, com o Ibovespa atingindo os 125.954 pontos. Apesar disso, o mês de julho ainda apresenta uma alta acumulada de 1,65%. Por outro lado, as perdas anuais chegam a 6,13%. O volume de negociações alcançou R$ 12,8 bilhões, mantendo a média dos últimos 12 meses em R$ 16,7 bilhões por pregão.
Índice de Preços e perspectivas de inflação
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo -15 (IPCA-15) registrou um aumento de 0,30% em julho, de acordo com o IBGE. Esse resultado superou a mediana das projeções dos analistas. Com isso, o IPCA acumula uma alta de 4,45% nos últimos 12 meses, acima dos 4,06% registrados até junho.
Impacto das taxas de juros no mercado financeiro
A expectativa é de que o Copom não diminua os juros no Brasil, devido aos dados acima do esperado. O economista Fabio Louzada prevê a manutenção da taxa Selic em 10,5% ao ano, considerando as últimas decisões do Banco Central.
Crescimento econômico e indicadores internacionais
Nos EUA, o PIB subiu 2,8% no segundo trimestre de 2024, superando as projeções dos analistas. Esse crescimento reflete a resiliência da economia americana diante do cenário de elevadas taxas de juros. A divulgação do indicador de preços de consumo pessoal (PCE) será aguardada atentamente.
Impacto da política monetária dos EUA no mercado global
O mercado financeiro está atento às decisões do Fed, o banco central americano, que influenciam as economias ao redor do mundo. O Brasil tem sentido os efeitos dos juros altos nos EUA, com a fuga de dólares e a queda nos ativos de risco.
Realização de lucros e desafios do setor de mineração
Além dos dados econômicos, a queda no mercado de valores também pode ser atribuída à realização de lucros por parte dos investidores. A desvalorização do minério de ferro tem impactado as empresas de mineração, como a Vale, que enfrenta desafios mesmo com o aumento da produção e vendas do metal.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo