ouça este conteúdo
Treinador do Flamengo insatisfeito com calendário em meio à Copa América, resultando em longa sexta-feira e consequências inexoráveis.
Um dia após Tite criticar o calendário do futebol brasileiro, a Federação Paulista de Futebol, em comunicado oficial, rebateu as declarações, destacando a importância de manter a integridade do Campeonato Paulista e a harmonia no cenário esportivo. No documento divulgado, a entidade ressaltou que, apesar dos desafios do calendário, é fundamental garantir a realização das competições de forma justa e equilibrada, levando em consideração os interesses de todos os clubes envolvidos.
Em meio às discussões sobre a agenda esportiva, a CBF reiterou seu compromisso em manter a programação de jogos atualizada e em conformidade com os eventos previstos, buscando soluções para os imprevistos que possam surgir ao longo da temporada. A entidade enfatizou a importância de um cronograma bem estruturado para garantir o bom andamento das competições e o respeito aos intervalos necessários para o descanso e preparação dos atletas, visando sempre o alto nível técnico e a segurança de todos os envolvidos.
Discussão sobre o Calendário de Jogos
Na oportunidade, todos os times participantes da Série não apenas concordaram plenamente com a proposta de ajuste do calendário apresentada pela CBF, como também elogiaram a solução encontrada. Alguns até fizeram questão de expressar seu reconhecimento e tecer elogios ao trabalho do Diretor Julio Avellar à frente do Departamento de Competições da CBF.
Além disso, a entidade que supervisiona o futebol brasileiro chamou Tite, ex-técnico da seleção brasileira, de contraditório, mencionando um incidente em fevereiro de 2024, quando ele afirmou que a convocação de um jogador para sua seleção é um ‘reconhecimento profissional’, dizendo que ‘o Flamengo oferece condições para ter peças de reposição, jovens talentosos surgindo, contratações. É a lei do jogo.’
Confira, na íntegra, a declaração divulgada pela CBF: ‘Como é de conhecimento público, o calendário do futebol brasileiro é altamente complexo. Os 365 dias do ano são divididos em períodos de férias, pré-temporada, datas FIFA e competições CONMEBOL, que devem ser respeitadas pela CBF, competições nacionais e estaduais, entre outros.
Apesar das dificuldades de encaixar as datas dos jogos dos diversos campeonatos disputados pelos clubes brasileiros, a CBF sempre se preocupou com a preservação da integridade física dos atletas que participam de suas competições. Por isso, de acordo com o artigo 27 do Regulamento Geral das Competições da CBF/2024, foi estabelecido um intervalo mínimo de 66 (sessenta e seis) horas entre o término de um jogo e o início do próximo, sem comprometer o equilíbrio técnico das competições, evitando, por exemplo, que uma equipe jogue 3 partidas seguidas em casa ou fora.
Nesse contexto, jogar na quinta e no domingo, assim como jogar na quarta e no sábado, é necessário e não é algo novo no futebol brasileiro, nem no futebol internacional.
No caso específico do Flamengo, seus jogos foram agendados no Maracanã, seu estádio, sem exigir nenhum desgaste com viagens.
Diferentemente do que foi insinuado pelo técnico Tite, do Flamengo, a CBF e sua Diretoria de Competições, liderada pelo Diretor Julio Avellar, são extremamente rigorosas e responsáveis na elaboração da tabela e programação dos jogos, sempre buscando proteger ao máximo os atletas e garantir a igualdade e equilíbrio esportivo.
Justamente por esse motivo, atendendo a um pedido da Federação Gaúcha e seus afiliados, a CBF inicialmente adiou os jogos de todas as divisões do futebol brasileiro no Rio Grande do Sul e dos clubes gaúchos como visitantes. Posteriormente, após consultar os 20 times participantes do Brasileirão Betano e receber o pedido de 16 deles para suspender a competição até 27 de maio, a CBF adiou as rodadas 7 e 8 do torneio.
Como consequência inexorável disso, duas datas programadas no calendário da Temporada de 2024 foram ‘perdidas’, o que exigiu uma reorganização da tabela, assunto discutido na ocasião do
Debate sobre o Calendário de Jogos
.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo