ouça este conteúdo
Fenômeno pode ser observado de quase todo o Brasil, próximo à constelação de Perseu, na madrugada da próxima semana, com grande velocidade e rastro luminoso.
A chuva de meteoros Perseidas atinge o ápice na madrugada da próxima terça-feira (13), mas já está visível no céu noturno ao longo deste fim de semana. O fenômeno pode ser observado de quase todo o Brasil, com exceção do Rio Grande do Sul. Uma chuva de meteoros acontece quando a Terra cruza uma região com grande concentração de detritos de cometas.
Os apaixonados por astronomia terão a oportunidade de presenciar uma chuva de estrelas cadentes espetacular durante a madrugada. A chuva de meteoros é um espetáculo celestial fascinante que encanta a todos que admiram o universo. Não perca essa chance única de contemplar a beleza do cosmos em todo o seu esplendor.
Descoberta de Grafeno na Lua
Ao alcançar a atmosfera em alta velocidade, então, esses fragmentos entram em combustão, deixando um rastro luminoso que forma as ‘estrelas cadentes’. Cientistas recentemente encontraram grafeno formado naturalmente na Lua, o que tem intrigado a comunidade científica.
Estruturas Misteriosas na Atmosfera
Estruturas em forma de letras X e C foram detectadas na atmosfera, despertando a curiosidade dos cientistas. Esses fenômenos estão relacionados à chuva de meteoros e à sua interação com a atmosfera terrestre.
Camada de Diamantes em Mercúrio
Um estudo revelou que Mercúrio pode abrigar uma camada de diamantes com até 18 km de espessura, o que é uma descoberta impressionante. Essa informação está relacionada ao fenômeno da chuva de meteoros e à sua relação com os corpos celestes.
Visível todos os anos nesta mesma época, as Perseidas são compostas por fragmentos do cometa Swift-Tuttle. E recebem esse nome em referência ao local onde o fenômeno pode ser visto no céu, a constelação de Perseu. Como observar a chuva de meteoros Perseidas? A chuva de meteoros ocorre próxima à constelação de Perseu, que aparece próxima ao horizonte, na direção norte, pouco antes do amanhecer. O melhor horário para conseguir observar a chuva é entre as 4h e 5h. Embora o pico ocorra na segunda (12), também deve ser possível avistar os meteoros alguns dias antes e alguns dias depois. Dicas para conseguir ver uma chuva de meteoros Encontre um local de observação escuro e isolado, longe das luzes da cidade. Uma vez no local, seus olhos podem levar de 15 a 20 minutos para se acostumar com o escuro (ou seja, nada de ficar checando o celular, pois a claridade da tela em seus olhos vai atrapalhar a observação. Leve um cobertor se fizer frio no local ou uma cadeira confortável com você, pois observar meteoros envolve o tempo de espera. Depois de encontrar seu local de observação, se deite no chão e olhe para o céu. Um mapa interativo disponibilizado por aplicativos de astronomia deve ajudar a encontrar a direção do radiante. Quanto mais alto ele estiver acima da linha do horizonte, mais meteoros você provavelmente verá. As chuvas de meteoro costumam ter origem no ponto onde se encontra o radiante, mas eles podem ser vistos em qualquer lugar do céu. Confira aqui aplicativos de astronomia para ajudar a localizar e acompanhar os fenômenos astronômicos no céu noturno. Bola de golfe e mais: 10 coisas estranhas que missões deixaram na Lua Tópicos Astronomia Chuva de Meteoros Meteoro Compartilhe:
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo