BR-040 tem engarrafamento de 14 km devido à frente fria e pancadas de chuvas
As fortes chuvas que atingiram a região de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, 4, causaram grandes transtornos para a população. As chuvas intensas trouxeram consigo uma série de problemas, incluindo pontos de alagamento que interromperam o tráfego na BR-040, gerando um engarrafamento de 14 km no sentido Juiz de Fora. Isso mostra a importância de se estar preparado para as chuvas que podem ocorrer a qualquer momento.
A precipitação intensa que ocorreu na região foi tão forte que causou uma verdadeira tempestade, com aguaceiros torrenciais e temporais que trouxeram medo e destruição. As chuvas foram tão fortes que os moradores da região tiveram que se abrigar em locais seguros para evitar qualquer tipo de acidente. Além disso, as chuvas também trouxeram problemas para a infraestrutura da região, com alagamentos e deslizamentos de terra que precisaram ser contidos. É importante estar preparado e ter um plano de emergência para situações como essa, onde as chuvas podem causar grandes danos. A prevenção é fundamental para minimizar os efeitos das chuvas intensas.
Previsão de Chuvas
Devido à passagem de uma frente fria, o estado do Rio permanece com tempo instável, com previsão de pancadas de chuvas isoladas e moderadas, segundo o Cemaden-RJ. As chuvas podem ser intensificadas pela precipitação, que é um fenômeno natural que ocorre quando a água evaporada dos oceanos e lagos retorna à terra em forma de chuva. Além disso, a tempestade que se aproxima pode trazer aguaceiro e temporal, o que pode causar problemas no tráfego na BR-040. A Concer, responsável pelo trecho, informou que a pista principal no sentido Juiz de Fora foi liberada, mas ainda há retenção do trânsito. Já a pista lateral permanece alagada, segundo informações divulgadas às 18h.
Impacto das Chuvas
As chuvas podem ter um impacto significativo na região, especialmente se forem acompanhadas de rajadas de vento moderadas a fortes. A precipitação pode causar inundações e deslizamentos de terra, o que pode afetar a população local. Além disso, a tempestade pode trazer aguaceiro e temporal, o que pode causar problemas no tráfego e na infraestrutura. A Concer está trabalhando para minimizar os impactos das chuvas e garantir a segurança dos motoristas. No sentido Rio de Janeiro, km 112, a estrada está operando com duas faixas liberadas, com 6km de retenção. As equipes da Concer permanecem atuando no trecho para garantir a segurança dos motoristas.
Previsão de Chuvas para o Futuro
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) do Rio de Janeiro, o Estado permanece com risco hidrológico moderado para as regiões Sul, Costa Verde, capital, Metropolitana e Baixada Fluminense. Além disso, há possibilidade de risco moderado a muito alto para todas as regiões do estado. As chuvas podem ser intensificadas pela passagem de uma frente fria, que pode trazer precipitação, tempestade, aguaceiro e temporal. A cidade do Rio também está sob previsão de chuva, com núcleos de chuva que atuam no oceano se deslocam em direção à Zona Oeste e Maciço da Tijuca. As chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de vento moderadas a fortes na próxima hora, alertam. Outros núcleos de chuva seguem atuando na cidade do Rio, ocasionando chuva fraca a moderada.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo