Implementação da Delaware na farmacêutica concluída com tecnologias digitais e consultoria SAP.
A migração para o S/4 Hana foi um passo importante para a Cimed, pois permitiu que a empresa aproveitasse as funcionalidades mais avançadas do software de gestão. Com a ajuda da Delaware Brasil, a Cimed conseguiu realizar a migração de forma eficiente, minimizando os impactos na operação. A escolha do S/4 Hana foi motivada pela necessidade de melhorar a gestão e otimizar os processos, tornando a empresa mais competitiva no mercado.
A transferência dos dados e processos para o novo sistema foi um desafio, mas a equipe da Delaware Brasil trabalhou em estreita colaboração com a Cimed para garantir uma transição suave. A mudança para o S/4 Hana também permitiu que a Cimed realizasse uma reestruturação dos seus processos, tornando-os mais eficientes e alinhados com as necessidades atuais da empresa. Além disso, a reformulação dos fluxos de trabalho permitiu que a Cimed melhorasse a comunicação e a colaboração entre as equipes, tornando a empresa mais ágil e responsiva. A migração foi um sucesso e a Cimed está agora em uma posição mais forte para competir no mercado. O futuro é promissor para a empresa, que está bem posicionada para aproveitar as oportunidades que surgem. A tecnologia é fundamental para o sucesso da Cimed, e a empresa está comprometida em continuar investindo em soluções inovadoras. O S/4 Hana é uma ferramenta poderosa que está ajudando a Cimed a alcançar seus objetivos.
Introdução à Migração
A empresa Cimed realizou um projeto de migração para a nuvem por meio do Rise with SAP, uma iniciativa da multinacional alemã para acelerar a migração dos clientes para a nuvem. A implementação foi concluída em janeiro deste ano, após uma longa jornada que começou com a utilização do ECC há mais de 10 anos, com suporte da própria SAP, que termina em 2030. A empresa já havia realizado uma primeira migração importante, transferindo seu datacenter on-premise para a Google Cloud em 2021, o que foi uma grande transferência de dados e uma transição para um novo ambiente.
Essa primeira migração foi um grande desafio, mas também uma oportunidade para a empresa se preparar para a mudança que estava por vir. O time de tecnologias digitais da Cimed, liderado pelo diretor-executivo Domingos Bruno, trabalhou arduamente para realizar a migração e, ao mesmo tempo, preparar a empresa para a reestruturação e reformulação dos processos. A empresa utilizou as tecnologias digitais para realizar a migração e também contou com a consultoria da multinacional belga Delaware Brasil, que forneceu suporte e orientação durante todo o processo.
Preparação para a Migração
Mais tarde, em 2023, a empresa realizou um pré-projeto para limpar cerca de 41% das customizações do ECC, buscando se alinhar à proposta de clean core da SAP, que prevê o mínimo de customizações possíveis no núcleo do ERP. Esse trabalho levou entre seis e oito meses e foi uma grande transferência de conhecimento e habilidades para a equipe. A empresa também realizou um archiving, processo no qual um grande volume de dados que não são usados há muito tempo são deletados do sistema, o que foi uma grande transição para a gestão de dados.
Segundo Rodrigo Moulard, CSMO e fundador da Delaware Brasil, esse trabalho salvou muito tempo e dinheiro, principalmente pelo espaço em disco ser caro. A empresa também começou a realizar a migração completa para o S/4 Hana em 2024, o que foi uma grande mudança para a empresa. O diretor da Cimed conta que a empresa começou a ver a migração para o Rise como inexorável, pois queria aproveitar muito dos benefícios da tecnologia, mas, para isso, precisava estar um pouco mais estruturada.
Conclusão da Migração
No projeto, a empresa passou para a nuvem todos os módulos de backoffice, logística, produção, entradas e saídas, manutenção e controle de qualidade, o que foi uma grande reestruturação e reformulação dos processos. A empresa também utilizou a gestão rodando para realizar a migração e também contou com a operação brasileira da Delaware Brasil, que forneceu suporte e orientação durante todo o processo. A documentação do projeto também é diferente, seguindo padrões de metodologia da indústria, e não de projeto, o que foi uma grande transferência de conhecimento e habilidades para a equipe. A migração foi um grande sucesso e a empresa está agora mais preparada para enfrentar os desafios do futuro.
Fonte: @Baguete
Comentários sobre este artigo