ouça este conteúdo
Lula comparou taxa de investimento em três empresários doarem patrimônio para educação.
O presidente Lula mencionou a diferença de imposto sobre herança entre o Brasil e os Estados Unidos. Aqui no Brasil, o imposto varia de 1% a 8%, dependendo da região do país. Já nos EUA, a tributação pode chegar a 40%.
Além do imposto sobre herança, é importante considerar também a questão da tributação de transmissão de bens. No cenário nacional, a variação do imposto pode impactar diretamente a economia do país.
Presidente Lula comparou impostos sobre herança no Brasil e nos EUA
Lula fez a comparação durante a celebração dos 10 anos do Campus Lagoa do Sino da UFSCar, onde também foram anunciados investimentos em três campi da universidade. Para o petista, o imposto mais alto nos EUA motiva empresários a doarem patrimônio para instituições educacionais. O presidente brasileiro voltou a dizer que o investimento em educação não deve ser visto como gasto, mas como preparação para o Brasil exportar conhecimento e inteligência.
No evento em Buri (SP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o imposto sobre herança no Brasil ‘é nada’ perto do que é pago por norte-americanos. Lula deu a declaração durante cerimônia de comemoração dos 10 anos do Campus Lagoa do Sino, da Universidade Federal de São Carlos.
Durante o discurso, Lula destacou a diferença nos impostos sobre herança entre os dois países. Nos Estados Unidos, 40% da herança é destinada ao imposto, enquanto no Brasil a alíquota varia de 1% a 8%, dependendo da região. Essa discrepância, segundo Lula, influencia a atitude dos empresários em relação à doação de patrimônio para instituições de ensino.
‘Aqui, no Brasil, você não tem ninguém que faça doação porque o imposto sobre herança é nada, é só 4%. Então, a pessoa não tem interesse em devolver o patrimônio dela’, completou o petista. Ele ressaltou a importância de incentivar a contribuição para a educação, seguindo o exemplo dos Estados Unidos, onde o imposto sobre herança é mais elevado.
Lula enfatizou que o investimento em educação é fundamental para o desenvolvimento do país, destacando a necessidade de preparar a população para competir globalmente. Ele mencionou o escritor Raduan Nassar, que doou uma fazenda em Buri à UFSCar, contribuindo para a criação de um complexo educacional na região.
O presidente reiterou a importância de não considerar os gastos com educação como despesas, mas sim como investimentos para o futuro. Ele incentivou os estudantes a se envolverem na política e ressaltou que todas as decisões, incluindo as relacionadas a impostos e tributação, têm um impacto político significativo. Lula enfatizou que o país deve buscar exportar conhecimento e inteligência, em vez de se limitar a produtos básicos.
Durante o evento, Lula destacou a necessidade de uma abordagem política em todas as esferas da sociedade, citando exemplos de guerras e medidas sociais. Ele enfatizou a importância de tomar decisões políticas conscientes para garantir o progresso e o bem-estar da nação.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo