Consórcio de imóveis com 31 meses de crescimento constante, 10,7 milhões de participantes, focado em formação patrimonial, renda extra e gestão de investimentos.
O mercado de consórcio de imóveis no Brasil continua em alta, com um crescimento constante de 31 meses consecutivos, até julho, e um total de 10,7 milhões de participantes ativos, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac). Esse desempenho reflete a confiança dos brasileiros no consórcio como uma opção de investimento e financiamento para a aquisição de imóveis.
Os números demonstram que o consórcio se consolidou como uma alternativa viável para quem busca financiamentos mais acessíveis e seguros para a compra de imóveis. Além disso, o consórcio também oferece a oportunidade de investimentos a longo prazo, com taxas de juros mais baixas em comparação com outras opções de crédito disponíveis no mercado. Com isso, o consórcio se tornou uma opção atraente para quem busca crédito para a aquisição de imóveis, sem se preocupar com as altas taxas de juros e os riscos associados a outras formas de financiamento. A escolha certa para quem busca um futuro mais seguro.
O Crescimento do Consórcio
A modalidade de consórcio tem ganhado força em diferentes setores, impulsionada pelo interesse em formação patrimonial, ampliação de renda extra e obtenção de investimentos. Esse aumento de demanda, especialmente entre os mais abastados, tem acelerado mudanças nas empresas administradoras de consórcios e atraído a atenção de escritórios e corretoras de investimentos.
Em abril, a XP Seguros e Previdência entrou no mercado de consórcios, comercializando cotas para o público de alta renda em parceria com a CNP Consórcio. A procura superou as expectativas, afirma Caio Souza, líder da área de Consórcios da XP. ‘O que nos despertou atenção para esse produto, que sempre foi cercado de muito pré-conceito e mais focado em baixa renda, foi verificar que, de maneira matemática, frente a outras modalidades de financiamentos, ele se enquadra muito bem dentro da estratégia financeira desses clientes e permite o planejamento patrimonial de médio e longo prazo.’
A Estratégia de Consórcio
A distribuição de consórcios permite uma totalidade na consultoria de investimentos, evitando a saída de recursos do cliente para outros players, como os bancos, e gerando uma visão positiva de valor junto aos clientes. A XP espera atingir, em três anos, na vertical de Consórcios, o mesmo patamar de geração de receita registrado na vertical de Previdência. Além disso, a empresa prepara o lançamento de um marketplace com mais produtos e cotas disponíveis aos consumidores, em parceria com Embracon e Mapfre.
‘Será uma plataforma única que permitirá a interação entre administradoras, distribuidores e clientes. O consórcio se conecta cada vez mais com o dia a dia da vida dos investimentos e com essa nova tecnologia, aliada a consultorias exclusivas, pretendemos nos tornar um dos dez maiores players do mercado no médio prazo’, afirma Caio Souza.
A Oferta de Consórcios
Na Ativa Investimentos, há a oferta de fundos, assim como na EQI Investimentos, que nasceu como escritório de agentes autônomos em 2008 e recebeu a licença de corretora de valores do Banco Central em 2023. Os consórcios são vendidos há 2,5 anos. Allan Teixeira, líder da área de gestão patrimonial, observa que a maior demanda pelo consórcio é atrelada à casa própria, mas o maior volume financeiro desprendido é de pessoas com perfil de investidor.
‘Identificamos os objetivos do cliente no curto e médio prazo e o apoiamos na avaliação financeira se vale ou não vale a pena aderir ao consórcio. Não entramos no mérito da escolha do bem, mas demonstramos, comparativamente, as opções de crédito em relação ao valor do imóvel e o quanto ele pode ganhar locando e na revenda. Com isso, temos clientes de alta renda tanto com perfil de investimentos mais voltado para a renda fixa quanto para a renda variável fazendo a aquisição de consórcio. São compradores sequências de cotas, visando oportunidades no mercado imobiliário.’
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo