Evento sobre educação midiática e tecnologia de informação na escola
A educação é um tema fundamental na sociedade brasileira, e o Ministério da Educação (MEC) tem um papel importante nesse contexto. A educação integral é um conceito que visa proporcionar uma formação mais completa e abrangente para os estudantes, incluindo aspectos como a educação digital e midiática. Nesse sentido, o MEC realizou um webinário formativo sobre educação digital e midiática na perspectiva da intersetorialidade, que foi transmitido pelo canal do MEC no YouTube e pelo portal da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) na segunda-feira, 2 de junho.
O webinário foi uma oportunidade para discutir a importância do ensino de habilidades digitais e midiáticas na educação integral. A aprendizado dessas habilidades é fundamental para que os estudantes possam se adaptar às demandas do mercado de trabalho e da sociedade contemporânea. Além disso, a instrução adequada sobre educação digital e midiática pode ajudar a prevenir problemas como a disseminação de notícias falsas e a promoção de uma cultura de educação crítica e reflexiva. É fundamental investir na educação para que os estudantes possam se tornar cidadãos informados e engajados. A educação é o caminho para o sucesso e o MEC está trabalhando para garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade. O futuro da educação depende da nossa capacidade de inovar e adaptar nos às necessidades dos estudantes. A tecnologia é uma ferramenta poderosa para melhorar a educação e o MEC está comprometido em utilizar essas ferramentas para beneficiar os estudantes.
Introdução à Educação
A educação é um tema fundamental em nossa sociedade, e é essencial que sejam promovidas ações que visem melhorar a qualidade do ensino, do aprendizado e da instrução. Nesse sentido, o webinário realizado com cursistas da formação continuada do programa Escola em Tempo Integral foi um passo importante, reunindo gestores e equipes técnicas de secretarias estaduais e municipais de educação, além de conselheiros de educação. A coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral, Raquel Franzim, destacou a importância do evento, que faz parte do ciclo de webinários de formações continuadas promovidos pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC em todo o país.
A educação midiática é um tema relevante nesse contexto, pois envolve a utilização da tecnologia de informação e comunicação no ambiente escolar. A proposta do webinário foi aprofundar alguns tópicos sobre os desafios e as oportunidades e o uso responsável e crítico da tecnologia de informação e comunicação no ambiente escolar, alinhada à perspectiva da educação integral. A formação continuada é fundamental para que os educadores estejam preparados para lidar com as novas tecnologias e promover um ensino de qualidade.
Desenvolvimento da Educação
O programa Escola em Tempo integral está integrado à Estratégia Nacional Escolas Conectadas (Enec), que visa promover a conectividade com fins pedagógicos para os estudantes brasileiros. A educação digital é um tema prioritário nesse contexto, e a Lei nº 15.100/2025, publicada em janeiro deste ano, estabelece restrições ao uso dos celulares nas escolas. A coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação na Educação Básica da SEB, Ana Dal Fabbro, abordou esses temas no webinário, destacando a importância da educação digital na política da Enec.
A educação midiática é um tema relacionado, e a coordenadora-geral de Educação Midiática da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), Mariana Filizola, apresentou os materiais e orientações produzidos pela Estratégia Brasileira de Educação Midiática sobre educação digital e midiática. O ensino e o aprendizado são fundamentais nesse contexto, e a instrução deve ser promovida de forma a desenvolver a cidadania digital. A comunicação social é um tema relevante nesse sentido, pois envolve a utilização da tecnologia de informação e comunicação para promover a educação.
Conclusão sobre a Educação
O Programa Escola em Tempo Integral é uma estratégia que visa induzir a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e as modalidades da educação básica. Ele é coordenado pela SEB/MEC e tem a finalidade de viabilizar o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014), política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro. A educação integral é um tema fundamental nesse contexto, e a formação continuada é essencial para que os educadores estejam preparados para promover um ensino de qualidade. A educação midiática, a tecnologia de informação e a comunicação social são temas relevantes nesse sentido, e devem ser promovidos de forma a desenvolver a cidadania digital e melhorar a qualidade do ensino, do aprendizado e da instrução.
Fonte: © MEC GOV.br
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