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Home Educação

Desafio do Tempo Integral: 87 Municípios Goianos Sem Declarar Matrículas – Análise da Situação Atual do Tempo Integral em Goiás

Redação por Redação
6 de maio de 2025
em Educação
Leitura: 3 minutos
Ensino Integral, Educação em Tempo Integral, Aprendizado Integral';

Prazo para declarar matrículas de tempo integral referentes ao ciclo 2024/2025 terminará dia 9 de maio. Goiás declarou apenas 16,6% das 36.005 matrículas planejadas - Todos os direitos: © MEC GOV.br

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Prazo para declarar matrículas de Tempo Integral termina dia 9 de maio, Goiás declarou 16,6% das matrículas.

O Tempo Integral é um conceito que ganha cada vez mais destaque no contexto educacional, especialmente com o Programa Escola em Tempo Integral do Ministério da Educação (MEC). O prazo para estados e municípios declararem matrículas de Tempo Integral referentes ao ciclo 2024/2025 está se aproximando do fim, com a data limite marcada para sexta-feira, 9 de maio. É importante que as autoridades educacionais estejam cientes da importância de declarar essas matrículas para garantir a continuidade do programa.

Em Goiás, por exemplo, apenas 16,6% das matrículas pactuadas foram declaradas, o que representa um desafio para alcançar as metas estabelecidas. O Ensino Integral e a Educação em Tempo Integral são fundamentais para o sucesso do programa, pois permitem que os alunos tenham um Aprendizado Integral e mais completo. Com 179 municípios goianos planejando matrículas de Tempo Integral para o segundo ciclo do programa, é fundamental que haja um esforço conjunto para declarar essas matrículas e garantir a continuidade do programa. Além disso, é essencial que as autoridades educacionais estejam comprometidas com a qualidade do Tempo Integral oferecido, para que os alunos possam aproveitar ao máximo as oportunidades educacionais disponíveis.

Introdução ao Tempo Integral

O Tempo Integral é um conceito que visa proporcionar uma educação mais completa e abrangente para os alunos. Nesse contexto, o Programa Escola em Tempo Integral desempenha um papel fundamental, buscando induzir a criação de matrículas em Tempo Integral em todas as etapas e modalidades da Educação Básica. De acordo com o último levantamento do MEC, das 4.910 redes estaduais e municipais que pactuaram matrículas de Tempo Integral, 2.461 (50,1%) finalizaram a etapa de Declaração de Matrículas para o ciclo 2024/2025, o que corresponde a 224.011 matrículas declaradas. Isso demonstra o compromisso dos entes subnacionais em implementar o Ensino Integral e a Educação em Tempo Integral.

A Declaração de Matrículas é uma etapa crucial, pois assegura a elegibilidade para o recebimento dos recursos da assistência financeira do Programa Escola em Tempo Integral. Para declarar as matrículas, os entes precisam acessar o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec) e registrar, na aba ‘Declaração’, do Módulo ETI 2024/2025, as matrículas pactuadas na fase anterior. Esse processo é fundamental para o Monitoramento Execução do programa e para garantir que os recursos sejam utilizados de forma eficaz.

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Desenvolvimento do Tempo Integral

O Tempo Integral é uma estratégia que visa proporcionar uma educação mais completa e abrangente para os alunos. O Programa Escola em Tempo Integral é coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e busca viabilizar o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014), política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro. O Aprendizado Integral é um dos principais objetivos do programa, pois busca proporcionar uma educação mais completa e abrangente para os alunos. Além disso, a Educação em Tempo Integral é fundamental para garantir que os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade.

No primeiro ciclo do programa, executado entre 2023 e 2024, os municípios, os estados e o Distrito Federal declararam 965.121 matrículas de Tempo Integral. Até 2026, o Governo Federal apoiará a criação de 3,2 milhões de novas matrículas de Tempo Integral em todas as etapas e as modalidades. Isso demonstra o compromisso do governo em implementar o Ensino Integral e a Educação em Tempo Integral. O Tempo Integral é um conceito que visa proporcionar uma educação mais completa e abrangente para os alunos, e o Programa Escola em Tempo Integral desempenha um papel fundamental nesse contexto.

Conclusão do Tempo Integral

Em resumo, o Tempo Integral é um conceito que visa proporcionar uma educação mais completa e abrangente para os alunos. O Programa Escola em Tempo Integral é uma estratégia que visa induzir a criação de matrículas em Tempo Integral em todas as etapas e modalidades da Educação Básica. A Declaração de Matrículas é uma etapa crucial, pois assegura a elegibilidade para o recebimento dos recursos da assistência financeira do Programa Escola em Tempo Integral. O Ensino Integral, a Educação em Tempo Integral e o Aprendizado Integral são fundamentais para garantir que os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade. O Monitoramento Execução do programa é fundamental para garantir que os recursos sejam utilizados de forma eficaz. O Tempo Integral é um conceito que visa proporcionar uma educação mais completa e abrangente para os alunos, e o Programa Escola em Tempo Integral desempenha um papel fundamental nesse contexto.

Fonte: © MEC GOV.br

Tags: educação básicaPrograma Escola
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