Priscila Cruz, do Todos Pela Educação, destaca necessidade de melhorar implementação de políticas educacionais para combater estagnação no ensino fundamental.
O Brasil retornou ao patamar de ensino pré-pandêmico de 2019, de acordo com os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação, em entrevista ao CNN Prime Time, demonstrou preocupação com esses dados, ressaltando a estagnação educacional em um mundo cada vez mais complexo. Apenas o início do ensino fundamental atingiu a meta estabelecida, com um progresso considerado modesto pela especialista. ‘Que pena que avançamos tão pouco, apesar de tantas políticas voltadas para a melhoria da alfabetização, para a ampliação da instrução integral’, lamentou.
Priscila Cruz enfatizou a importância da formação de professores e da valorização da carreira docente como fatores essenciais para a melhoria do ensino no país. Ela ressaltou a necessidade de investimentos contínuos em educação de qualidade para garantir um futuro promissor para as próximas gerações. A instrução e a formação dos educadores são pilares fundamentais para o avanço do ensino e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Brasil avança no ensino, mas desafios persistem
O Brasil tem apresentado melhorias significativas no ensino, mas ainda não atingiu todas as metas estabelecidas. O Senado aprovou a renegociação das dívidas dos estados com a União, o que pode impactar positivamente a área da educação. Os Correios emitiram um alerta sobre golpes envolvendo taxas para retirada de encomendas, o que pode prejudicar o desenvolvimento educacional.
Avanços e desafios regionais no ensino
Apesar do cenário geral preocupante, alguns estados como Pará, Goiás, Amapá e Alagoas têm se destacado positivamente no ensino. Esses exemplos podem servir como referência para o restante do país. Por outro lado, estados como São Paulo e Rio de Janeiro enfrentam desafios e quedas importantes no ensino.
Implementação de políticas educacionais
A implementação efetiva de políticas educacionais é apontada como o principal desafio. A qualidade do ensino depende não apenas da formulação das políticas, mas da sua execução. A formação de professores é essencial para garantir uma educação de qualidade no Brasil. É fundamental que as gestões federal, estaduais e municipais priorizem a formação inicial e continuada dos professores para garantir um ensino de excelência.
Conclusão
É necessário que o país se dedique cada vez mais ao ensino, transformando as políticas em práticas efetivas que resultem em melhor aprendizagem para os alunos. A atuação dos professores é fundamental para ampliar os resultados educacionais no Brasil. A formação de professores deve ser a grande obsessão das autoridades, visando melhorar a qualidade do ensino em todas as salas de aula.
Fonte: © CNN Brasil
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