Tecnologia fabulosa e engenho humano criam objetos criativos para comunicações
Os objetos que nos rodeiam podem ter funções muito específicas, como os fones de ouvido com cancelamento de ruído, que usam microfones para inverter as ondas sonoras indesejadas, cancelando-as. Isso nos permite focar em objetos que são importantes para nós, sem sermos distraídos por ruídos externos. Além disso, objetos como esses podem ser encontrados em diversas situações, desde ambientes de trabalho até momentos de lazer.
Outras coisas que podem ser encontradas em nossas vidas diárias incluem itens como passaportes biométricos, que surgiram quando um policial francês percebeu que criminosos reincidentes estavam se passando por outras pessoas. Esses artigos são fundamentais para garantir a segurança e a identidade das pessoas, e são apenas alguns exemplos dos muitos utensílios e aparelhos que nos rodeiam. A tecnologia é incrível e nossa vida é mais fácil graças a esses avanços, que nos permitem viver de forma mais segura e eficiente. Além disso, objetos como esses podem ser encontrados em diversas situações, desde ambientes de trabalho até momentos de lazer, e são uma prova de que a inovação é contínua.
Introdução aos Objetos
Os objetos que nos rodeiam são resultado de uma tecnologia fabulosa, criada para facilitar nossa vida. Desde os elevadores, que são os meios de transporte mais seguros do mundo, graças aos cabos trançados que os sustentam, uma invenção de 190 anos atrás, até os aspiradores de pó, que foram inventados quando um engenheiro decidiu criar um aparelho eletrônico que sugasse o pó, usando o motor de uma máquina de costura. Esses objetos, itens, artigos, utensílios e aparelhos são projetados para tornar nossa vida mais fácil e confortável. A tecnologia fabulosa que os criou é resultado do engenho humano, que se esconde por trás de muitos deles, ao lado da sorte e do acaso que geraram sua forma no nosso mundo.
Os Objetos Criativos
Nossos lares, nossos bolsos, nossos escritórios… todos estão repletos de objetos criativos, projetados para facilitar a nossa vida. Os microfones para capturar sons, os fones de ouvido com cancelamento de ruído, que incluem mais de um microfone para coletar a onda sonora do ruído que entra, gerando uma corrida entre a velocidade do som e a da matemática. Esses objetos, coisas, itens, artigos, utensílios e aparelhos são resultado de uma tecnologia fabulosa, que exige muitos cálculos matemáticos brilhantes. A origem desses objetos remonta a 70 anos atrás, durante a Guerra da Coreia (1950-1953), quando os Estados Unidos enviavam helicópteros para recolher soldados feridos ou imobilizados, que pediam ajuda pelo rádio. O engenheiro Lawrence J.Fogel (1928-2007) comprovou esta situação e fez diversas viagens de helicóptero em busca de uma solução, criando os primeiros fones de ouvido com cancelamento de som, que transformaram completamente as comunicações durante o voo.
Os Objetos e a Comunicação
Os objetos que nos rodeiam também são resultado de uma tecnologia fabulosa, que facilita a comunicação. Os passaportes com chips incorporados de hoje em dia parecem ser de alta tecnologia, mas a origem dos passaportes biométricos se encontra, na verdade, na frustração de um policial do século 19: o francês Alphonse Bertillon (1853-1914). Ele trabalhava em uma delegacia de polícia da época e se deparou com a dificuldade de identificar criminosos reincidentes. Bertillon desenvolveu um sistema de identificação que incluía a medição de características físicas, como a altura, o peso e a cor dos olhos, e também a coleta de impressões digitais. Esse sistema foi o precursor dos passaportes biométricos de hoje, que incluem chips incorporados e outras tecnologias avançadas. Esses objetos, coisas, itens, artigos, utensílios e aparelhos são resultado de uma tecnologia fabulosa, que exige muitos cálculos matemáticos brilhantes e são projetados para facilitar a nossa vida e a comunicação.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo