MEC e UFMG mapeiam experiências de tempo integral na educação básica
A educação é um direito fundamental e essencial para o desenvolvimento de qualquer sociedade. No Brasil, a educação é um tema de grande importância, e é por isso que o Ministério da Educação (MEC) está trabalhando em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para selecionar práticas inspiradoras de gestão e projetos pedagógicos de educação integral. Essa iniciativa visa promover a educação de qualidade em todo o país.
O ensino é um componente fundamental da educação, e é por isso que a seleção de práticas inspiradoras de gestão e projetos pedagógicos de educação integral é tão importante. O aprendizado é um processo contínuo, e a formação de profissionais qualificados é essencial para o desenvolvimento do país. A educação é um investimento a longo prazo, e é por isso que é fundamental investir na educação. Aprender é crescer, e é por isso que a educação deve ser priorizada em todo o país. Até sexta-feira, 16 de maio, as redes de ensino de todo o país podem inscrever experiências inspiradoras de gestão e projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral, e participar é fundamental para o sucesso dessa iniciativa.
Introdução à Educação Integral
A iniciativa de criar matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica faz parte do programa Escola em Tempo Integral, que visa promover a educação integral e melhorar a qualidade do ensino e do aprendizado. A educação é um direito fundamental, e a educação integral é essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o sucesso na vida. As inscrições para a seleção de experiências inspiradoras podem ser realizadas por meio do site Educação Integral – Experiências Inspiradoras, que oferece uma plataforma para compartilhar boas práticas e experiências de gestão pública e projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral.
A educação é um processo contínuo que envolve o ensino, o aprendizado e a formação de indivíduos, e a educação integral é uma abordagem que busca integrar todas as áreas do conhecimento e promover a formação integral do ser humano. A gestão pública e os projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral são fundamentais para alcançar a Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que visa ampliar a oferta de educação em tempo integral em, pelo menos, 50% das escolas públicas do Brasil, de modo a atender, pelo menos, 25% dos estudantes da educação básica.
Objetivos e Critérios da Seleção
A seleção de experiências inspiradoras tem como objetivo identificar, mapear e divulgar experiências inspiradoras de gestão pública e projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral, com vistas a alcançar, com qualidade e equidade, a Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE). As experiências deverão contemplar escolas e creches da educação básica: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, com a oferta de educação em tempo integral, incluindo todas as modalidades de ensino. A educação é um direito fundamental, e a educação integral é essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o sucesso na vida.
As boas práticas deverão ser inscritas por representantes das secretarias de educação municipais e estaduais, e as experiências inscritas devem ser encaminhadas exclusivamente via internet, utilizando o Roteiro de Relato, disponível no Anexo 1 do edital. As experiências inscritas devem estar relacionadas a um dos seis eixos estabelecidos no edital, que incluem: Gestão Democrática e Participação Social; Currículo Integrado e Práticas Pedagógicas; Territórios, Culturas e Saberes; Diversidade, Inclusão e Equidade; Gestão Administrativa, Financeira e Pedagógica; e Intersetorialidade e Articulação em Rede. A educação integral é uma abordagem que busca integrar todas as áreas do conhecimento e promover a formação integral do ser humano, e o ensino e o aprendizado são fundamentais para o sucesso na vida.
Etapa de Seleção e Análise
A seleção é dividida em sete etapas: pré-seleção das propostas; análise; classificação; decisão preliminar; etapa de recurso, se cabível; decisão final e divulgação dos resultados. A análise será realizada por uma comissão de profissionais da educação e pesquisadores com experiência em gestão e projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral. A comissão será convidada pelo grupo Territórios, Educação Integral e Cidadania (TEIA), que representa a UFMG na parceria, e pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC. A educação é um processo contínuo que envolve o ensino, o aprendizado e a formação de indivíduos, e a educação integral é essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o sucesso na vida.
A comissão analisará aspectos como a diversidade regional, socioeconômica, socioterritorial e cultural; diversidade de etapas e modalidades de ensino; densidade demográfica e número de matrículas da rede; tempo de implementação da experiência; e resultados alcançados. As iniciativas selecionadas serão difundidas por meio das seguintes estratégias para inspirar mais secretarias de educação e escolas na implementação da educação integral em tempo integral: Mapa de Experiências: mapa interativo com a finalidade de identificar, situar e constituir um repositório das experiências inscritas no edital de seleção, podendo abarcar até 50% das escolas públicas do Brasil. A formação é um processo contínuo que envolve o ensino, o aprendizado e a formação de indivíduos, e a educação integral é essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o sucesso na vida.
Fonte: © MEC GOV.br
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