Matheus Yida, estudante do Galois, sofre trote na Universidade de Brasília.
A Medicina é uma área de estudo que tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos, e o estudante Matheus de Barros Franco Yida, de 18 anos, é um exemplo disso. Ele é o primeiro colocado para o curso de medicina no Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB), o que demonstra seu grande potencial na área da Medicina. Além disso, a dedicação e o esforço são fundamentais para alcançar o sucesso nessa área.
O curso de medicina da UnB é um dos mais concorridos do país, e o fato de Matheus de Barros Franco Yida ter sido aprovado em primeiro lugar é um grande feito. A Medicina da UnB é conhecida por sua excelência e rigor, e os estudantes que são aprovados nesse curso têm uma grande oportunidade de se tornarem excelentes profissionais da área. A escolha da carreira é fundamental para o sucesso, e a medicina é uma opção que pode ser muito gratificante para aqueles que estão dispostos a se dedicar e estudar. Além disso, o estudo da medicina pode ser uma jornada desafiadora, mas também muito recompensadora, e a Universidade de Brasília oferece um ambiente de aprendizado de alta qualidade para seus estudantes. A busca por conhecimento é essencial nessa área, e a medicina é uma área que está sempre em evolução, com novas descobertas e avanços sendo feitos todos os dias.
Introdução à Medicina
O resultado do Programa de Avaliação Seriada (PAS) foi divulgado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) na tarde de sexta-feira (7), marcando um importante passo para os estudantes que buscam ingressar na Medicina. O estudante Matheus de Barros Franco Yida, de 18 anos, é o primeiro colocado para o curso de medicina da Universidade de Brasília (UnB), um feito notável que demonstra seu compromisso com a Medicina. A Universidade de Brasília, conhecida por sua excelência em Medicina, oferece um curso de medicina que é altamente competitivo e respeitado no campo da Medicina.
Matheus, que fez o ensino médio em uma escola privada, foi ao campus Darcy Ribeiro conferir o resultado, mas como não estava conseguindo alcançar o painel com a lista de aprovados, viu a sua aprovação pelo celular, um momento que marcou o início de sua jornada na Medicina. ‘Eu pesquisei meu nome e eu fiquei em choque, eu não sabia como reagir, desliguei o celular, depois olhei de novo e comemorei com meu pai’, diz Matheus, destacando a emoção do momento em que soube que seria parte da comunidade de Medicina da UnB.
Experiência no Curso de Medicina
Em seguida, Matheus levou ‘um banho’ de tinta e farinha como trote organizado pelos veteranos, um ritual que marca a entrada dos novos estudantes na comunidade de Medicina da UnB. O novo calouro de medicina disse que foi um ‘momento marcante’, e que sentiu o carinho e o acolhimento dos futuros colegas, um aspecto importante da experiência em Medicina. Mas que tinha só um desejo: ‘Voltar pra casa e tomar um banho!’, um desejo compreensível após a euforia do momento. A escolha por Medicina foi durante um trabalho do colégio, de pesquisa profissional, em 2024, quando entrevistou um engenheiro de software e dois médicos, o que o levou a optar pelo curso de medicina da UnB.
A partir de março, Matheus vai estudar no campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte, um local conhecido por sua excelência em Medicina. Ele diz que a escolha por Medicina foi uma virada de chave, um momento que o fez perceber a importância da Medicina em sua vida. Métodos de estudo, como estudar a aula que teve pela manhã durante a tarde e fazer resumos e flashcards, foram algumas das estratégias que o ajudaram a alcançar seu objetivo de ingressar na Medicina. De acordo com a mãe de Matheus, Paula El-Jaick de Barros Franco Yida, o filho sempre foi um aluno dedicado, desde o ensino fundamental, em outra escola particular da Asa Norte, em Brasília, um fato que demonstra sua vocação para a Medicina.
Perspectivas para o Futuro
A expectativa de Matheus Yida para 2025 é continuar estudando Medicina, uma coisa muito nova, mas que o deixa muito ansioso para chegar na UnB como estudante. ‘Talvez minha vida não mude tanto, vou continuar estudando, minha expectativa é continuar meu percurso acadêmico na universidade’, diz o jovem, destacando sua dedicação à Medicina. O resultado do PAS foi divulgado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) na tarde de sexta-feira (7), e a lista de aprovados contém o nome dos alunos que finalizaram as três etapas do programa, entre 2022 e 2024, durante o ensino médio, um feito que demonstra a excelência da Medicina da UnB. O Estudante do Galois, Matheus, é um exemplo de como a dedicação e o esforço podem levar ao sucesso na Medicina, e sua história serve de inspiração para aqueles que buscam seguir carreira na Medicina. A Universidade de Brasília, por meio de seu curso de medicina, oferece uma formação de excelência, preparando os estudantes para uma carreira bem-sucedida na Medicina.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo