Bronquiolite em bebês: repouso, líquidos, nebulização e limpeza nasal em casa. Procure ajuda médica se houver dificuldade para respirar.
O manejo da bronquiolite em casa envolve a adoção de medidas que contribuem para aliviar os sintomas do bebê ou da criança, como repouso, aumento da ingestão de líquidos, higiene nasal e administração de remédios prescritos pelo pediatra. A bronquiolite é uma condição comum em lactentes, caracterizada pela inflamação dos bronquíolos, geralmente causada por uma infecção viral.
Em casos leves de bronquiolite, o tratamento em casa pode ser suficiente para promover a recuperação do paciente, mas é fundamental buscar orientação médica para garantir a eficácia das medidas adotadas. Além disso, é importante monitorar a evolução da doença respiratória e estar atento a possíveis sinais de agravamento, como dificuldade respiratória. A prevenção da bronquiolite inclui medidas simples, como lavagem frequente das mãos e evitar o contato com pessoas doentes.
Medidas auxiliares para cuidar de bebês com bronquiolite
Geralmente, não é necessário o uso de antibióticos, pois a doença respiratória não é causada por bactérias e não existem medicamentos capazes de eliminar a infecção viral, sendo que o vírus é eliminado naturalmente pelo corpo. A bronquiolite, uma infecção viral comum em bebês, normalmente melhora de 3 a 7 dias. No entanto, se a criança ou bebê estiver apresentando muita dificuldade para respirar, afundamento dos músculos da costela ou boca e dedos roxos, recomenda-se procurar rapidamente um atendimento médico de um hospital para garantir o tratamento adequado.
Sintomas de bronquiolite e cuidados do bebê
Os sintomas de bronquiolite incluem tosse, chiado no peito, febre baixa, coriza e dificuldade para respirar. Para cuidar do bebê em casa, algumas medidas auxiliares podem ser adotadas. O repouso é fundamental para ajudar o corpo a combater o vírus e acelerar a recuperação. Além disso, oferecer muitos líquidos ajuda a evitar a desidratação e facilita a eliminação do vírus.
Tratamento em casa e medidas de prevenção
Evitar locais com muita poeira ou fumaça é importante para evitar a piora da inflamação do pulmão. Manter o ar umidificado pode ajudar a fluidificar as secreções respiratórias e aliviar a congestão nasal e a tosse. Limpar frequentemente o nariz da criança com gotas de solução salina também é recomendado para facilitar a eliminação das secreções.
Além disso, elevar a cabeceira do berço e manter o bebê sentado podem ajudar a manter as vias respiratórias abertas e facilitar a respiração. Seguindo essas medidas de cuidado em casa e prevenção, é possível auxiliar no tratamento da bronquiolite e promover a recuperação do bebê.
Fonte: @ Tua Saude
Comentários sobre este artigo