Iniciativas do MEC para Educação Integral e Tempo Integral
A Educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma nação, e o Ministério da Educação (MEC) tem um papel crucial nesse processo. Com o objetivo de promover a Educação de qualidade, o MEC lançou uma chamada pública para selecionar experiências inspiradoras de gestão e projetos pedagógicos de Educação integral em tempo integral, realizadas pelas redes de ensino de todo o país. Isso demonstra a importância da Educação na formação de cidadãos capazes e preparados para enfrentar os desafios do futuro.
Com a publicação da lista das 888 iniciativas inscritas, o MEC dá um passo importante para o Ensino de qualidade, promovendo o Aprendizado e a Instrução de maneira integral. _A instrução é fundamental_ e o _Ensino deve ser personalizado_. Além disso, a Educação integral em tempo integral é uma abordagem inovadora que visa proporcionar uma Educação mais completa e abrangente, envolvendo não apenas o Ensino formal, mas também atividades extracurriculares e projetos que promovam o Aprendizado e o desenvolvimento pessoal. _O aprendizado contínuo é essencial_ e _a educação deve ser acessível a todos_. Com essa iniciativa, o MEC busca reconhecer e valorizar as experiências inspiradoras de Educação que estão sendo desenvolvidas em todo o país, e que podem servir de modelo para outras instituições de Ensino.
Educação: Um Direito Fundamental
A Educação é um direito fundamental que deve ser garantido a todos, independentemente de sua origem ou condição socioeconômica. Nesse sentido, o programa Escola em Tempo Integral, criado em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), visa ampliar a oferta de Educação em tempo integral em todas as etapas e modalidades da Educação básica. O Ensino, o Aprendizado e a Instrução são fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade justa e igualitária. Com o objetivo de identificar e divulgar experiências inspiradoras de gestão pública e projetos pedagógicos de Educação integral em tempo integral, o Ministério da Educação (MEC) lançou uma chamada pública que recebeu 888 inscrições, sendo 26 de secretarias estaduais e 862 de secretarias municipais de Educação, incluindo 16 capitais.
A seleção das experiências inspiradoras será realizada em três etapas: pré-seleção, análise e divulgação dos resultados. A análise das experiências ocorrerá de 3 a 25 de junho de 2025 e será realizada por uma comissão de profissionais da Educação e pesquisadores com experiência em gestão e projetos pedagógicos de Educação integral em tempo integral. Essa comissão será convidada pelo grupo Territórios, Educação Integral e Cidadania (Teia), que representa a UFMG na parceria, e pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC. O resultado da seleção das experiências inspiradoras será divulgado no portal do MEC no dia 27 de junho.
Educação Integral: Um Desafio para a Sociedade
A Educação Integral é um desafio para a sociedade, pois exige a articulação de diferentes setores e a criação de projetos pedagógicos inovadores. O Ensino, o Aprendizado e a Instrução devem ser pensados de forma integral, considerando as necessidades e os interesses dos estudantes. As Experiências Inspiradoras de gestão pública e projetos pedagógicos de Educação integral em tempo integral são fundamentais para alcançar a Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que visa ampliar a oferta de Educação em tempo integral em, pelo menos, 50% das escolas públicas do Brasil. A Gestão Pública e os Projetos Pedagógicos devem ser pensados de forma a garantir a qualidade e a equidade na Educação.
As inscrições para a seleção das experiências inspiradoras encerraram no último domingo, 1º de junho, e deveriam contemplar experiências em creches e escolas da Educação infantil, do Ensino fundamental e do Ensino médio com oferta de Educação em tempo integral, incluindo todas as modalidades de Ensino. Boas práticas de gestão das redes de Ensino também poderiam ser inscritas por representantes das secretarias de Educação municipais e estaduais. As experiências devem estar relacionadas a um dos seis eixos estabelecidos no edital, que incluem Gestão Democrática e Participação Social, Currículo Integrado e Práticas Pedagógicas, Territórios, Culturas e Saberes, Diversidade, Inclusão e Equidade, Gestão Administrativa, Financeira e Pedagógica, e Intersetorialidade e Articulação em Rede.
Educação: Um Investimento no Futuro
A Educação é um investimento no futuro, pois forma cidadãos capazes de contribuir para o desenvolvimento da sociedade. O programa Escola em Tempo Integral é um exemplo de como a Educação pode ser pensada de forma integral, considerando as necessidades e os interesses dos estudantes. A Educação Integral é um direito fundamental que deve ser garantido a todos, independentemente de sua origem ou condição socioeconômica. O Ensino, o Aprendizado e a Instrução são fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade justa e igualitária. Com o objetivo de ampliar a oferta de Educação em tempo integral, o governo federal fornece assistência técnica e financeira considerando propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Educação é um direito fundamental que deve ser garantido a todos, e é um investimento no futuro da sociedade.
Fonte: © MEC GOV.br
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