Empréstimo consignado descontado da folha de pagamento com taxa de juros.
O empréstimo consignado para trabalhadores com carteira assinada anunciado pelo governo federal começa a valer nesta sexta-feira (21). Mais de 45 milhões de trabalhadores poderão ser beneficiados pela medida, que inclui todos os profissionais CLT, inclusive empregados e trabalhadores domésticos. O empréstimo é uma opção atraente para aqueles que buscam um crédito com taxas mais baixas e condições de pagamento mais flexíveis.
Além disso, o empréstimo consignado oferece uma alternativa ao financiamento tradicional, permitindo que os trabalhadores acessem recursos financeiros de forma mais rápida e segura. O mútuo é outro termo que pode ser relacionado ao empréstimo, pois ambos envolvem a transferência de recursos financeiros de uma parte para outra. Com o empréstimo consignado, os trabalhadores poderão aproveitar as vantagens do crédito consignado, que inclui a possibilidade de pagar as prestações diretamente na folha de pagamento. É importante lembrar que o empréstimo consignado é uma opção de financiamento que deve ser utilizada com responsabilidade e planejamento. Além disso, é fundamental ler atentamente as condições do empréstimo antes de assinar qualquer contrato.
Entendendo o Empréstimo
O novo modelo de empréstimo permite que até 10% do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou até 100% da multa rescisória sirvam como garantia para o empréstimo, reduzindo as taxas de juros. Isso se aplica ao empréstimo consignado, uma modalidade em que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento do trabalhador, oferecendo uma opção de financiamento mais acessível. Com essa mudança, a previsão é de que os juros cobrados desse público caiam para menos da metade do que é cobrado atualmente, tornando o empréstimo uma opção mais viável para quem precisa de crédito.
Para ter acesso ao benefício do empréstimo consignado, o trabalhador precisa atender a alguns requisitos, como ser trabalhador com carteira assinada (CLT), ter pelo menos 12 meses de vínculo empregatício com a mesma empresa, possuir saldo no FGTS e ter margem consignável disponível, ou seja, o desconto da parcela do empréstimo não pode ultrapassar 30% do salário bruto. Isso é fundamental para garantir que o trabalhador possa pagar o empréstimo sem comprometer sua estabilidade financeira.
Solicitando o Empréstimo
O processo para solicitar o novo consignado é 100% digital, o que facilita a vida do trabalhador. Para isso, o trabalhador precisa acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital disponível para Android e iOS. Nele, é possível consultar a margem consignável e autorizar a consulta pelas instituições financeiras, permitindo que elas ofereçam condições de empréstimo mais personalizadas. Em seguida, o solicitante precisa autorizar a consulta ao seu FGTS, permitindo que os bancos vejam o saldo de FGTS para oferecer condições melhores de financiamento.
Após autorizar a consulta, diversos bancos e financeiras irão enviar propostas de empréstimo, incluindo opções de crédito e mútuo. As ofertas devem ser enviadas em até 24 horas para que o trabalhador possa escolher a melhor opção e contratar o empréstimo. É importante comparar taxa de juros, prazo de pagamento e condições gerais para encontrar a melhor opção de empréstimo consignado. Depois que decidir, a contratação é feita diretamente no canal do banco escolhido e o dinheiro é depositado na conta em poucos dias, permitindo que o trabalhador possa utilizar o empréstimo para quitar dívidas ou realizar outros projetos.
Um exemplo prático é o de Maria, funcionária de uma empresa de telemarketing que precisa de um empréstimo de R$ 5 mil para quitar dívidas com cartões de crédito. Com a nova modalidade de empréstimo consignado, ela pode utilizar 10% do seu saldo de FGTS (suponha que ela tenha R$ 10 mil no fundo) como garantia, o que dá mais segurança ao banco e permite que ela consiga uma taxa de juros de 1,29% ao mês, muito inferior aos 12% ao mês de um cartão de crédito. Isso demonstra como o empréstimo consignado pode ser uma opção mais acessível e vantajosa para quem precisa de financiamento ou crédito. Além disso, o empréstimo consignado pode ser uma opção mais segura do que outros tipos de empréstimo, como o mútuo, pois as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento do trabalhador.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo