Prática esportiva ganha espaço nos currículos com ampliação da jornada e oferta de modalidades, estimulando desenvolvimento motor, cognitivo e social na educação física integral.
A ex-atleta olímpica e recordista sul-americana de arremesso de peso, Elisangela Adriano, destaca a importância do esporte em sua formação pessoal. Segundo ela, a escola foi fundamental para moldar a pessoa que ela se tornou, e o esporte foi a chave para se encaixar nesse ambiente.
Para Elisangela, a prática de atividades físicas foi essencial para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Ela acredita que os exercícios regulares e as práticas esportivas ajudaram a construir sua disciplina e determinação, habilidades que a acompanharam ao longo de sua carreira. A dedicação ao esporte foi fundamental para seu sucesso, e ela incentiva as novas gerações a seguir seus sonhos e se envolver em atividades que os façam crescer como pessoas.
O Esporte como Ferramenta de Inclusão e Educação
A escola é um local fundamental para a formação esportiva e cidadã, especialmente em cidades que carecem de equipamentos públicos para prática de exercícios físicos. Diferentemente de clubes e centros esportivos, que se concentram na seleção e formação de atletas de ponta, as instituições de ensino utilizam a prática esportiva como uma ferramenta de inclusão e educação corporal. A pesquisadora Maria Alice Zimmermann, dos Grupos de Estudos Olímpicos da Universidade de São Paulo (USP), afirma que ‘a escola ainda é uma porta de entrada para a prática esportiva e o principal local de acesso a diferentes modalidades, influenciando na escolha do esporte que pretende seguir e na construção social dos alunos’.
A educação em tempo integral (ETI) é um exemplo de como o Esporte pode ser integrado à educação de forma mais eficaz. Nesse modelo, a atividade física ganha mais espaço do que nas escolas de jornada parcial, pois não se trata apenas da ampliação de tempo, mas também da articulação da educação com outras dimensões da vida dos estudantes, como a cultura, o meio ambiente, a ciência, a tecnologia e o Esporte. Práticas físicas e de lazer fazem parte do currículo, o qual prevê momentos específicos para que interesses, talentos e vocações sejam revelados.
O Papel do Esporte na Educação Integral
A coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral do Ministério da Educação (MEC), Raquel Franzim, explica que ‘no modelo de educação tradicional, por conta do tempo disponível, os exercícios físicos desempenham um papel menor e apenas os aspectos mais cognitivos são enfocados’. Já a jornada de tempo integral, orientada pela educação integral, potencializa as dimensões humanas, como a física por meio do Esporte, contribuindo para o desenvolvimento da criatividade, do trabalho em grupo e da resolução de problemas.
Além disso, o MEC e o Ministério do Esporte (Mesp) têm cooperado para que as diretrizes de oferta da jornada em tempo integral contemplem e aprimorem a realização de atividades físicas e esportivas. Isso demonstra a importância do Esporte na educação integral e sua capacidade de promover o desenvolvimento integral dos estudantes. A prática esportiva é uma ferramenta valiosa para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, e a escola é o local ideal para sua implementação.
Fonte: © MEC GOV.br
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