Guilherme visita Universidade Federal para ciências sociais, lutas sociais e direitos das pessoas.
O estudante Guilherme Isaque de Souza Ferreira, de 18 anos, se emocionou ao conhecer a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na terça-feira (18). O estudante foi aprovado no curso de ciências sociais pelo Sisu e estava ansioso para começar suas aulas. Ele estava muito motivado e determinado a aproveitar ao máximo essa oportunidade.
Como um aluno recém-aprovado, Guilherme Isaque de Souza Ferreira estava ansioso para conhecer o campus e se integrar à comunidade acadêmica. Ele foi recebido com carinho pelos jovens calouros que também estavam começando suas jornadas universitárias. O estudante se sentiu realizado e orgulhoso de ter conquistado sua vaga, e estava preparado para enfrentar os desafios que o curso de ciências sociais lhe traria. Com dedicação e perseverança, ele estava pronto para se tornar um estudante de sucesso na UFSCar.
Realização de um Sonho
O estudante Guilherme Isaque de Souza Ferreira, de 18 anos, um jovem com paralisia cerebral, experimentou uma mistura de euforia e alegria ao conhecer a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na terça-feira (18). Ele foi aprovado em segundo lugar em ciências sociais na universidade por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e viralizou na internet ao celebrar a conquista. O estudante está radiante com o empenho nos estudos e o sonho de entrar em uma faculdade se tornando realidade. O jovem escolheu o curso por ser envolvido na questão das lutas sociais e, principalmente, pelos direitos das pessoas com deficiência.
Um Novo Capítulo
O estudante, que mora na região do Brás, no Centro de São Paulo, aguarda uma vaga na moradia da UFSCar para se mudar definitivamente para São Carlos. Ele veio acompanhado da mãe Zilmar Lima de Souza Ferreira, de 46 anos, e de vizinhos que trouxeram a família para conhecer a universidade. Veteranos fizeram um ‘tour’ com o calouro pela universidade e, a cada passo, a satisfação e alegria era aparente. O aluno está ansioso para começar essa nova etapa e está muito feliz com a conquista. O estudante está radiante e não quer mais voltar para São Paulo, querendo ficar em São Carlos. A sala de aula é bem legal, e ele amou tudo.
Desafios e Apoios
Mas para o estudante permanecer na universidade, ele depende da vaga na moradia. A assistente social já falou que primeiramente eles vão ficar na fila de espera para ver a moradia, e se não conseguirem, não sabem o que vai acontecer, porque o estudante vai ter que estudar, e querem que ele conclua o curso. A mãe do estudante também comentou da preocupação neste momento, já que ela procura um emprego em São Carlos para acompanhar o filho e dar todo o apoio necessário nos primeiros passos rumo à independência. O calouro, que nunca ficou longe da família, agora terá que se adaptar a outras convivências. A mãe quer ficar perto dele e acompanhar essa transição, mas precisa de um emprego na cidade para permanecer perto do estudante. Em casa, a família costuma deixar a marmita pronta para o aluno, pois ele ainda não tem a habilidade de cozinhar sozinho. O estudante está muito feliz e agradece a disponibilidade dos vizinhos e a recepção dos estudantes. O jovem está ansioso para começar essa nova etapa e está muito feliz com a conquista. O estudante está radiante e não quer mais voltar para São Paulo, querendo ficar em São Carlos.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo