BYD terá o veículo elétrico mais barato do mercado, apesar da tarifa pesada, e enfrentará imposto, práticas comerciais desleais e políticas industriais que afetam cadeias de suprimentos, monitoradas pelo Escritório do Representante de Comércio de 100%.
Com a implementação do imposto de 100% sobre carros elétricos chineses, anunciado pelo governo do democrata Joe Biden na sexta-feira (13) e que entra em vigor no dia 27 de setembro, as tarifas para esses veículos devem aumentar significativamente. No entanto, alguns modelos chineses ainda podem manter preços competitivos em relação aos carros americanos concorrentes.
De acordo com a matéria do Nikkei Asia, as tarifas mais altas podem afetar a competitividade dos carros elétricos chineses no mercado americano. Além disso, os tributos e taxas adicionais podem aumentar o custo final para os consumidores. Aumentar a eficiência energética é fundamental para reduzir os custos. No entanto, é importante notar que alguns modelos chineses ainda podem oferecer preços mais acessíveis do que os carros americanos concorrentes, mesmo com as tarifas mais altas.
Impacto das Tarifas nos Preços dos Veículos Elétricos
O CEO da empresa de pesquisa AutoForecast Solutions, Joe McCabe, destacou que o preço mais baixo da BYD nos EUA é de US$ 12 mil. Mesmo com uma tarifa de 100%, a BYD manterá o título de veículo elétrico mais acessível do mercado, com um preço inferior a US$ 25 mil. Enquanto isso, as ações da Tesla caíram mais de 1% em Nova York, enquanto os papéis da BYD permanecem estáveis.
A revisão dos impostos foi motivada pelas práticas comerciais desleais, segundo o Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR). ‘As políticas industriais da China voltadas para veículos elétricos podem ameaçar os investimentos federais no setor’, afirmou em comunicado. As grandes montadoras chinesas, como a BYD, se beneficiam de amplas cadeias de suprimentos domésticas, o que lhes permite manter preços competitivos.
Consequências das Tarifas para as Montadoras Chinesas
Nos EUA, nem mesmo a líder de mercado Tesla conseguiu lançar um modelo abaixo de US$ 30 mil. Ainda não há veículos elétricos americanos tão baratos quanto os movidos a gasolina. A administração Biden está atenta às tentativas das montadoras chinesas de contornar as tarifas. Mesmo que a BYD construísse uma fábrica no México, por exemplo, ‘é uma empresa chinesa’, disse a secretária de Comércio Gina Raimondo.
O Ministério do Comércio da China rebateu o anúncio das tarifas dos EUA no sábado (14), afirmando que ‘a China tomará as medidas necessárias para defender resolutamente os interesses das empresas chinesas’. As taxas e impostos aplicados aos veículos elétricos chineses podem afetar significativamente as estratégias de negócios das montadoras chinesas no mercado americano.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo