Cooperação Técnica para Ensino Secundário e Educação Profissional
A Formação de professores é um processo contínuo que exige dedicação e esforço. No contexto do Programa de Formação de Professores do Ensino Secundário/Técnico-Vocacional do Timor-Leste, os docentes dos institutos federais (IFs) tiveram a oportunidade de se envolver em uma experiência enriquecedora em 2024. A cooperação entre Brasil e Timor-Leste foi fundamental para o sucesso desse programa, que visou melhorar a qualidade da educação no Timor-Leste.
Além da Formação, a Capacitação e o Desenvolvimento profissional dos docentes foram aspectos importantes do programa. O Treinamento e o Aperfeiçoamento contínuo dos professores são essenciais para garantir que eles estejam preparados para enfrentar os desafios da educação moderna. _A educação é um direito fundamental_ e _a Formação de professores é um investimento no futuro_. Com a Formação adequada, os professores podem se tornar verdadeiros agentes de mudança, contribuindo para o Desenvolvimento da sociedade e melhorando a qualidade de vida das pessoas. _O sucesso do programa é um exemplo de como a cooperação internacional pode levar a resultados positivos_.
Formação de Professores
A Formação de professores é um processo fundamental para o desenvolvimento de qualquer país, e no caso de Timor-Leste, não é diferente. Durante quatro meses, 11 professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica estiveram no país, lecionando disciplinas dos eixos de Contabilidade, Comércio, Secretariado, Gestão de Equipamentos Informáticos, Produção Agrária e Construção Civil. Esses professores capacitaram mais de 100 professores das cidades de Díli, Maliana, Suai, Baucau e Ermera, contribuindo significativamente para a Formação de professores timorenses. A Capacitação dos professores foi realizada após edital do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), a Assessoria de Assuntos Internacionais do Gabinete do Ministro da Educação (AAI/GM) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE). O Desenvolvimento dos professores foi um dos principais objetivos da missão, que visou melhorar a qualidade da educação no país.
Desenvolvimento e Treinamento
O docente Heliomar Baleeiro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), relatou sua experiência no município de Suai, na Escola ESTV Akar-Laran, destacando a importância da Formação de professores para o Desenvolvimento do país. ‘O trabalho foi muito interessante, uma experiência pessoal e profissional ímpar, em que fui desafiado diariamente enquanto profissional’, disse o professor. Baleeiro acredita que os professores da Rede Federal que atuaram na Formação dos docentes timorenses contribuíram significativamente a partir da sua experiência nos IFs, mostrando que é possível aliar ensino com extensão e pesquisa, e que é possível trabalhar conteúdos técnicos na prática e sintonizados aos arranjos produtivos locais. O Treinamento dos professores foi fundamental para o sucesso da missão, que visou melhorar a qualidade da educação no país. Além do IFTM, participaram docentes dos Institutos Federais do Amazonas (IFAM), de Rondônia (IFRO), do Rio Grande do Norte (IFRN), de Pernambuco (IFPE), do Paraná (IFPR), de São Paulo (IFSP) e Fluminense (IFF).
Aperfeiçoamento e Cooperação Técnica
Após missão de avaliação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e do Ministério da Educação (MEC), em dezembro do ano passado, e de análise das demandas e necessidades de Timor-Leste na área, a delegação brasileira apresentou às autoridades locais propostas de projeto de Cooperação Técnica. Entre as propostas, encontram-se a elaboração de diferentes diagnósticos, a fim de consolidar uma rede de Ensino Secundário integrada com as demandas do mundo do trabalho timorense. Para tanto, pesquisadores da Rede Federal serão convidados para avaliar oportunidades na cadeia produtiva do Timor-Leste, apoiar o fortalecimento do Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação (Infordepe) e diagnosticar os requisitos para a instalação de um sistema de gestão técnico-administrativo integrado para as escolas de Ensino Secundário. A Formação de professores é fundamental para o Aperfeiçoamento da educação no país, e a Cooperação Técnica entre Brasil e Timor-Leste é essencial para o Desenvolvimento da educação no país. A Capacitação e o Treinamento dos professores são fundamentais para o sucesso da missão, que visou melhorar a qualidade da educação no país.
Fonte: © MEC GOV.br
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