Consumidor sem reserva por Agências de viagens não autorizadas
Os golpes em viagens são uma grande preocupação para o setor de hospedagem e alimentação, pois causam prejuízos significativos. No ano passado, os golpes em viagens lideraram entre os tipos de crimes que mais afetam o setor, tendo causado um prejuízo de R$ 135 milhões somente no estado de São Paulo. Isso é um indicador de que os golpes em viagens são uma ameaça real e que devem ser combatidos com eficácia.
Além dos golpes, o setor de hospedagem e alimentação também é afetado por outras formas de crimes, como fraudes e estelionato. Os golpistas são especialistas em criar esquemas para enganar as pessoas e obter vantagens ilícitas. No caso dos golpes em viagens, os golpistas podem criar sites falsos ou anúncios enganosos para atrair turistas e roubar seu dinheiro. É importante que as autoridades tomem medidas para combater esses crimes e proteger os consumidores. É fundamental estar atento e não se deixar enganar por esses esquemas. Além disso, a prevenção é a melhor defesa contra os golpes e outros tipos de crimes.
Golpes no Setor de Serviços
O total do prejuízo consolidado para o setor a nível nacional devido a Golpes chega a R$ 2,4 bilhões. Entre os Golpes mais comuns deste tipo estão o da falsa hospedagem, quando o consumidor compra diárias para se hospedar, mas, ao fazer o check-in, descobre que não há reserva alguma. Isso ocorre porque Agências de viagens não autorizadas vendem diárias de hotel sem confirmação, ou garantia de disponibilidade e não contam isso para o consumidor, cometendo assim Fraudes e Crimes de Estelionato. O maior exemplo é a 123 Milhas, que, em 2023, deixou milhares de clientes e de fornecedores sem receber, causando um prejuízo calculado em mais de R$ 135 milhões somente no estado de São Paulo, de acordo com Edson Pinto, diretor-executivo da Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares.
Como forma de prevenção, a Fhoresp orienta exigir sempre a confirmação direta com o hotel antes de efetuar qualquer pagamento e optar por métodos de pagamento que ofereçam garantias, como cartões de crédito com seguro de viagem ou plataformas de pagamento reconhecidas, para evitar Golpes e Fraudes. Além disso, verificar a reputação da agência em sites de avaliação, redes sociais e sites como Reclame Aqui é fundamental para evitar ser vítima de Golpistas.
Golpes Virtuais e Fraudes
Os Golpes virtuais, segundo a entidade, são os mais difíceis de serem identificados, como o do falso QR Code, em que fraudadores adulteram o QR Code em restaurantes e hotéis para que o cliente faça o pagamento em uma outra conta, ou para que consigam instalar aplicativos e, assim, subtrair dados da vítima ou terem acesso a banco, senhas, entre outros, cometendo assim Crimes de Estelionato. O conselho, neste caso, é que o consumidor utilize aplicativos que validam a autenticidade dos QR Codes antes de realizar qualquer pagamento e que verifique se o QR Code corresponde ao do estabelecimento e se o link direciona para o site oficial, para evitar ser vítima de Golpes e Fraudes.
Além disso, o uso de Wifi fraudulento é outro tipo de Golpe que os consumidores devem estar atentos, pois os Golpistas criam redes Wifi falsas com nomes semelhantes aos das redes oficiais dos estabelecimentos, e quando os clientes se conectam a essas redes, seus dados pessoais e bancários podem ser interceptados, cometendo assim Fraudes e Crimes. Para prevenir, a recomendação é utilizar redes Wi-Fi com criptografia WPA3 e senhas fortes, e para os estabelecimentos, a entidade aconselha o uso de VPNs (Virtual Private Networks) para proteger a conexão dos clientes e evitar Golpes.
Prevenção e Segurança
A pesquisa também mostrou que a contratação de buffets de festa também tem sido alvo dos Golpistas, que somem sem prestar o serviço, ou cancelam em cima da hora, cometendo assim Fraudes e Crimes de Estelionato. A entidade sugere, como forma de prevenção, incluir cláusulas contratuais que prevejam multas por cancelamento unilateral e garantias de execução do serviço, e pagamento escalonado — dividir o pagamento em parcelas, com a última parcela sendo paga somente após a realização do evento — e sempre verificar as referências da empresa e solicitar indicações de clientes anteriores, para evitar ser vítima de Golpes e Fraudes.
Além disso, a Fhoresp estima que 36% do volume total do produto comercializado no Brasil é falsificado, adulterado ou contrabandeado, gerando perda fiscal de R$ 85,2 bilhões, e isso é resultado de Golpes e Fraudes cometidos por Golpistas. No estado de São Paulo, o prejuízo é ainda maior, e é fundamental que os consumidores estejam atentos e tomem medidas de prevenção para evitar ser vítimas de Golpes e Fraudes, e que as autoridades tomem medidas para combater os Crimes de Estelionato e as Fraudes.
Fonte: @ Valor Invest Globo
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