Orientações para uso consciente de dispositivos eletrônicos.
O governo brasileiro está sempre buscando maneiras de promover o uso responsável de tecnologias, e nesse sentido, o governo federal está lançando um guia oficial para o uso consciente de dispositivos eletrônicos, como telefones do tipo smartphone, com o objetivo de educar a população sobre os benefícios e riscos associados a esses dispositivos.
A administração pública desempenha um papel fundamental nessa iniciativa, trabalhando em estreita colaboração com as autoridades competentes para garantir que o guia seja amplamente divulgado e acessível a todos. Além disso, o poder público está comprometido em promover ações de conscientização sobre o uso seguro de dispositivos eletrônicos, destacando a importância de uma gestão eficaz dos recursos tecnológicos. É fundamental que a população esteja ciente dos riscos associados ao uso excessivo de dispositivos eletrônicos, e é essencial que o governo continue trabalhando para promover ações de educação e conscientização sobre esse tema.
Introdução ao Guia do Governo
O governo lançou um documento que visa fornecer orientações para familiares, cuidadores e educadores, com o objetivo de servir de base para políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência social e proteção à criança e ao adolescente. Além disso, o guia também alerta para os riscos associados ao ambiente digital, que podem variar desde o uso excessivo até a exposição de práticas de violência ou de vitimização por crimes. O governo pretende que o guia seja abrangente, considerando a diversidade de famílias brasileiras, e trabalhe não apenas com o tempo de uso, mas também na diferença dos tipos de uso. A administração do governo é fundamental para garantir que essas políticas públicas sejam implementadas de forma eficaz.
Segundo o documento, um dos fatores que mais contribuem para o uso precoce e excessivo de dispositivos digitais por crianças e adolescentes é a utilização excessiva por parte dos adultos, que são considerados modelos e referências de comportamento. As autoridades do governo destacam a importância do uso consciente de dispositivos eletrônicos e da implementação de políticas públicas que promovam a responsabilidade no uso da tecnologia. O poder público tem um papel fundamental na regulamentação do uso de dispositivos digitais e na proteção dos direitos das crianças e adolescentes.
Desenvolvimento do Guia
O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, João Brant, afirma que a elaboração do guia partiu de uma constatação do governo federal de que ‘boa parte da nossa vida migrou para o ambiente online e a pandemia acelerou isso’. O governo se sente respondendo a um comando constitucional de compartilhamento da responsabilidade no cuidado com crianças e adolescentes e queria fazer isso de uma forma que não fosse também aumentar a angústia sem aumentar os instrumentos. A administração do governo é fundamental para garantir que essas políticas públicas sejam implementadas de forma eficaz. As autoridades do governo destacam a importância do uso consciente de dispositivos eletrônicos e da implementação de políticas públicas que promovam a responsabilidade no uso da tecnologia.
Em janeiro deste ano, o presidente Lula sancionou uma lei que restringe o uso de celulares nas escolas. A lei proíbe o uso dos smartphones durante a aula, mas também no recreio ou nos intervalos entre os cursos. O guia elaborado pelo governo vai ao encontro da nova lei e busca complementar e servir de referência para as famílias e escolas. O poder público tem um papel fundamental na regulamentação do uso de dispositivos digitais e na proteção dos direitos das crianças e adolescentes. As políticas públicas implementadas pelo governo visam promover o uso consciente de dispositivos eletrônicos e garantir que as crianças e adolescentes tenham um ambiente digital seguro.
Recomendações do Guia
O guia elaborado pelo governo traz recomendações para as crianças e adolescentes, para as famílias e responsáveis dos jovens, para o setor empresarial, influenciadores digitais e para escolas e sistemas de ensino. Além disso, também traz sugestões para governos e para os sistemas de garantia dos direitos da criança e do adolescente e de defesa do consumidor. O governo destaca a importância da implementação de políticas públicas que promovam a responsabilidade no uso da tecnologia e garantam que as crianças e adolescentes tenham um ambiente digital seguro. A administração do governo é fundamental para garantir que essas políticas públicas sejam implementadas de forma eficaz. As autoridades do governo destacam a importância do uso consciente de dispositivos eletrônicos e da implementação de políticas públicas que promovam a responsabilidade no uso da tecnologia. O poder público tem um papel fundamental na regulamentação do uso de dispositivos digitais e na proteção dos direitos das crianças e adolescentes.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo