Inscrições segundo semestre para seleção socioeconômica comprovada, regularmente matriculados em cursos nível superior. Responsável critérios estabelecidos perfiles.
Os interessados em obter auxílio do programa Mais Futuro podem se inscrever a partir desta segunda-feira (19) e têm até 18 de setembro para realizar o procedimento online.
Além do auxílio oferecido pelo programa, os estudantes também podem contar com ajuda financeira e suporte estudantil para garantir sua permanência na universidade.
Programa de Auxílio Permanência para Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica
Desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), o programa de auxílio permanência é direcionado a estudantes com situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal; que estejam regularmente matriculados em cursos de graduação presencial em uma das quatro universidades estaduais da Bahia (UNEB, UESC, UESB e UEFS); e não tenham concluído nenhum outro curso de nível superior. O auxílio financeiro visa oferecer suporte aos estudantes que se enquadram nos critérios estabelecidos.
Perfil dos Beneficiários e Valores do Auxílio
O auxílio permanência corresponderá ao valor de R$ 400 para o perfil básico; R$ 800 para o perfil moradia e valor variável para o perfil complementar. Os estudantes interessados em participar do Mais Futuro deverão, no momento da inscrição, identificar em um dos perfis estipulados pelo programa: Básico, que se aplica aos estudantes residentes em município localizado até 100 km do campus de matrícula e frequência do curso superior; Moradia, referente a alunos que moram em município localizado a uma distância superior a 100 km do campus de matrícula, com e frequência do curso superior e que mudou de domicílio para frequentar o curso; Complementar, correspondente a estudantes beneficiários de auxílio estabelecido por atos normativos de instituições de Ensino Superior ou entes federativos diversos que atendam aos critérios estabelecidos pelos perfis Básico e Moradia.
Documentos Necessários e Processo de Inscrição
Entre os documentos exigidos para a inscrição estão: Carteira de Identidade ou documento oficial com foto; Cadastro de Pessoas Física (CPF); Folha Resumo do registro, individual ou familiar, atualizado no CadÚnico, que deverá estar carimbada e assinada pelo órgão responsável pelo fornecimento das informações, e na ausência de carimbo, o servidor responsável deverá registrar o número da matrícula funcional e assinar; comprovante de matrícula emitido/disponibilizado no semestre vigente; comprovante de residência em nome do estudante, mãe, pai, avós ou outro responsável legal; Declaração de inexistência de vínculo empregatício e de não estar cursando e nem ter concluído outro curso de nível superior, entre outros. Após a etapa de inscrição, a documentação exigida será analisada e homologada pelas Comissões de Seleção, equipes correlatas ou pelo setor responsável pela assistência e permanência estudantil de cada universidade. É fundamental que os estudantes acompanhem regularmente o sistema de inscrição on-line no mesmo endereço utilizado no momento da inscrição.
Processo de Seleção e Cronograma
A lista dos alunos homologados será disponibilizada pela SEC, em articulação com as universidades, e divulgada por cada uma das respectivas instituições em seus portais eletrônicos. Atualmente, 10 mil estudantes são contemplados com o Programa Mais Futuro. O cronograma do processo inclui a publicação do Edital de Inscrição 2024.2 em 16/08, o Período de Inscrição de 19/08 a 18/09, a 1ª análise de homologação de 20/08 a 23/09, correções das inscrições pelos estudantes de 21/08 a 20/09, finalização do Processo de Homologações de 20/08 a 03/10. É importante que os estudantes elegíveis estejam atentos às datas e prazos estabelecidos para garantir o acesso ao auxílio financeiro que pode fazer a diferença em sua trajetória acadêmica.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
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