ouça este conteúdo
Peregrinação anual do Hajj em Meca tem temperaturas extremas de até 51,8ºC na sombra, na Grande Mesquita, transmitido pela TV estatal.
Peregrinos circulam ao redor da Meca após cumprir a peregrinação do Hajj em Meca, na Arábia Saudita, nesta quarta-feira, 19 de junho. Foto: Issam Rimawi/Anadolu via Getty Images Mais de 570 muçulmanos morreram durante a peregrinação a Meca, chamada Hajj, que acontece neste ano sob temperaturas extremas. O evento religioso começou na última sexta-feira, 14.
Os fiéis realizam a peregrinação do Hajj em Meca para cumprir um dos cinco pilares do Islã. A cidade santa, localizada na Arábia Saudita, recebe milhões de peregrinos anualmente, que seguem os rituais estabelecidos pela tradição islâmica. A peregrinação é um momento de grande significado espiritual para os muçulmanos de todo o mundo, que se reúnem em Meca para cumprir esse dever religioso sagrado.
Meca: Desafios na Peregrinação do Hajj em Meio a Temperaturas Extremas
Segundo informações da agência de notícias AFP, 577 peregrinos morreram em decorrência do forte calor. As vítimas são de países como Egito, Tunísia, Indonésia, Irã, Senegal e Jordânia. De acordo com a TV estatal da Arábia Saudita, as temperaturas previstas chegariam a 48ºC. Na segunda-feira, 17, porém, o calor aumentou, e foram registrados 51,8ºC na sombra, na região da Grande Mesquita de Meca.
Desafios na Peregrinação do Hajj em Meca: Impacto do Calor na Saúde dos Peregrinos
Um diplomata ouvido pela AFP disse que ao menos 323 dos 577 mortos são egípcios, que faleceram devido a doenças provocadas pelo calor excessivo. Um deles morreu após um tumulto entre a multidão que frequentava o local. O número foi divulgado pelo necrotério do hospital Al Muaisem. Outros 60 mortos são da Jordânia. A AFP não informou se as mortes aconteceram antes ou depois do início oficial do hajj, entre os peregrinos que teriam chegado com antecedência.
Meca: Medidas para Combater o Calor Forte Durante a Peregrinação do Hajj
Neste ano, a peregrinação levou 1,8 milhão de religiosos até Meca, incluindo 1,6 milhão do exterior, segundo autoridades sauditas. Foram adotadas medidas para combater o calor excessivo neste ano, como a instalação de nebulizadores na área externa e guardas borrifando água nos peregrinos. O porta-voz do Ministério da Saúde saudita, Mohammed al-Abdulali, informou que, no ano passado, mais de 10 mil peregrinos tiveram problemas de saúde relacionados ao calor forte. Cerca de 240 morreram no ano passado, sendo a maioria cidadãos da Indonésia.
Peregrinação do Hajj em Meca: Significado e Ritos Tradicionais
O hajj é um dos cinco pilares do Islã, e prega que o muçulmano faça uma peregrinação a Meca, pelo menos, uma vez na vida, caso tenha condições. O hajj começa com o ‘tawaf’, um rito que consiste em dar voltas ao redor da Kaaba, uma estrutura em formato de cubo preta. É na direção dela que todos os muçulmanos do mundo rezam. A Kaaba fica no coração da Grande Mesquita, em Meca. Depois disso, os muçulmanos seguem para Mina, um local cercado de montanhas rochosas, que fica a alguns quilômetros de Meca. Lá, eles passam as noites em tendas climatizadas. A prática é uma fonte de prestígio e legitimidade para a Arábia Saudita, cujo rei leva o título de ‘Guardião das duas mesquitas sagradas’ de Meca e Medina. O país autoriza vistos seguindo um sistema de cotas por país. Muitos muçulmanos que não têm meios para obter o visto conseguem chegar a Mina, mas não têm acesso às tendas para se protegerem do calor.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo