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Home Educação

Iniciativas de Leitura para Crianças na Educação: Fortalecendo a Literatura Infantil através da Educação de Qualidade

Redação por Redação
18 de abril de 2025
em Educação
Leitura: 4 minutos
Ensino, Aprendizado, Instrução';

Pasta investiu mais de R$ 98 milhões no Programa Nacional do Livro e do Material Didático Educação Infantil, em benefício de mais de 87 mil escolas. Dia Nacional do Livro Infantil é celebrado sexta-feira (18) - Todos os direitos: © MEC GOV.br

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Pasta investe R$ 98 milhões no Programa Nacional do Livro e Material Didático para Desenvolvimento da Educação.

A Educação é fundamental para o desenvolvimento das crianças, e uma das formas de estimulá-la é através da leitura. O Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado na sexta-feira, 18 de abril, é uma data importante para celebrar a literatura infantil e os autores brasileiros que contribuem para a Educação das crianças. A leitura é essencial para o crescimento intelectual e emocional das crianças, e é importante que elas sejam estimuladas a ler desde cedo.

A Educação é um processo contínuo que envolve o Ensino, o Aprendizado e a Instrução. No contexto da literatura infantil, a leitura é uma ferramenta valiosa para o Aprendizado e o desenvolvimento da imaginação, criatividade e capacidade de expressão. Além disso, a leitura pode ser uma forma de Instrução que ajuda as crianças a entender melhor o mundo ao seu redor. É fundamental que as crianças tenham acesso a livros de qualidade e que sejam incentivadas a ler regularmente. A leitura é um hábito que pode ser desenvolvido desde cedo, e é importante que os pais e educadores trabalhem juntos para estimular a Educação das crianças através da leitura. O resultado será um desenvolvimento mais completo e saudável das crianças.

Educação: Um Direito Fundamental

A Educação é um direito fundamental que deve ser garantido a todos, especialmente às crianças. Por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) Educação Infantil, o Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) adquirem e entregam obras da literatura infantil para crianças de escolas públicas de todo país, promovendo o Ensino e o Aprendizado. A principal política pública de distribuição de livros no Brasil está levando 14.600.383 exemplares de literatura infantil a escolas públicas que atendem crianças da creche e pré-escola, com investimento superior a R$ 98 milhões, contribuindo para o Desenvolvimento da Educação.

A Instrução é um processo fundamental na Educação, e a literatura infantil é essencial para proporcionar um ambiente lúdico e criativo que estimule a imaginação, promova a socialização e o respeito mútuo por meio do compartilhamento de histórias, e desenvolva habilidades de escuta, interpretação e expressão oral. O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) é um programa criado com a finalidade de garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental, e está focado na recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia, promovendo o Ensino e o Aprendizado.

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Educação: Um Investimento no Futuro

A Educação é um investimento no futuro, e o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é um exemplo disso. Até março de 2025, mais de R$ 180 milhões foram investidos na instalação de 38 mil novos Cantinhos da Leitura nas salas de aula de 1º e 2º ano do ensino fundamental em escolas de todo o Brasil, promovendo o Ensino e o Aprendizado. Os Cantinhos da Leitura são espaços criados nas escolas para fomentar ambientes agradáveis e estimulantes que promovam o contato direto das crianças com os livros, contribuindo para o Desenvolvimento da Educação.

O Projeto Pique-Livros, desenvolvido desde 2018 no Centro de Educação Infantil (CEI) Gavião, no Distrito Federal, é um exemplo de como a Educação pode ser promovida de forma criativa e lúdica. O projeto busca aproximar a escola e a comunidade, democratizar o acesso ao livro, à leitura e à literatura, além de promover a valorização da cultura popular e fomentar a formação de mediadores de leitura em toda comunidade escolar, promovendo o Ensino e o Aprendizado. A Instrução é um processo fundamental na Educação, e a literatura infantil é essencial para proporcionar um ambiente lúdico e criativo que estimule a imaginação, promova a socialização e o respeito mútuo por meio do compartilhamento de histórias, e desenvolva habilidades de escuta, interpretação e expressão oral.

Educação: Um Direito que Deve Ser Garantido

A Educação é um direito que deve ser garantido a todos, especialmente às crianças. O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) é um programa criado com a finalidade de garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental, e está focado na recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia, promovendo o Ensino e o Aprendizado. A Educação é fundamental para o Desenvolvimento da Educação, e a literatura infantil é essencial para proporcionar um ambiente lúdico e criativo que estimule a imaginação, promova a socialização e o respeito mútuo por meio do compartilhamento de histórias, e desenvolva habilidades de escuta, interpretação e expressão oral.

A diretora da escola, Alice Gollo, acredita no poder transformador da literatura na Educação Infantil, e o Projeto Pique Livros é um exemplo disso. O projeto fortalece os vínculos afetivos, valoriza a identidade das crianças, desperta a imaginação e favorece o letramento, promovendo o Ensino e o Aprendizado. A Educação é um investimento no futuro, e o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é um exemplo disso, contribuindo para o Desenvolvimento da Educação e promovendo o Ensino e o Aprendizado. A Instrução é um processo fundamental na Educação, e a literatura infantil é essencial para proporcionar um ambiente lúdico e criativo que estimule a imaginação, promova a socialização e o respeito mútuo por meio do compartilhamento de histórias, e desenvolva habilidades de escuta, interpretação e expressão oral.

Fonte: © MEC GOV.br

Tags: Programa Nacional
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