Tecnologias para carros inovam com controle de tração e sistema de carregamento.
A Fórmula E, categoria de corridas de carros elétricos, tem sido uma grande impulsionadora de novas tecnologias para veículos sustentáveis. Dela surgiram inovações como os sistemas de recuperação de energia, controle de torque e vários avanços nos motores elétricos. A Fórmula E é um exemplo de como a competição pode impulsionar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, e isso é fundamental para o futuro do setor automotivo.
No contexto da Fórmula E, a corrida por inovação é constante, e a competição entre as equipes é feroz. A categoria de corridas de carros elétricos é uma das mais dinâmicas e inovadoras do mundo, e a tecnologia está em constante evolução. A Fórmula E é um exemplo de como a competição pode impulsionar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, e isso é um grande desafio para as equipes que competem nessa categoria. Além disso, a Fórmula E também é uma plataforma para testar e desenvolver novas tecnologias, como os sistemas de armazenamento de energia e os motores elétricos de alta eficiência, o que é essencial para o sucesso das equipes na corrida.
Introdução à Fórmula E
A Fórmula E, uma competição de carros 100% elétricos, tem sido um impulsionador significativo para o desenvolvimento de tecnologias para carros, que vão das pistas para as ruas. Uma das inovações interessantes da Fórmula E que pode chegar aos carros de produção é uma nova solução de recarga de baterias, mais eficiente e rápida. Na etapa de Jeddah, na Arábia Saudita, a categoria começou a testar um sistema de carregamento ultrarrápido durante a corrida, semelhante ao famoso pit stop dos carros a combustão. Além disso, a Fórmula E também explora novas soluções de regeneração de energia, de propulsão, entre outras, que podem ser aplicadas na categoria de corrida e competição.
A Fórmula E tem sido um campo de testes para as montadoras, que podem explorar novas tecnologias e inovações para aplicar em seus carros de produção. A categoria de corrida e competição tem sido um desafio para as equipes, que precisam desenvolver carros 100% elétricos com tecnologias avançadas, como o controle de tração e o sistema de carregamento. A Fórmula E tem sido um sucesso, com a participação de equipes como Nissan, Porsche, Mahindra e Yamaha, que não tinham experiência no desenvolvimento de carros de fórmula, muito menos com motores 100% elétricos.
Desenvolvimento da Fórmula E
No caso da Nissan, o elétrico Leaf ajudou no desenvolvimento do carro de Fórmula E, explica Tommaso Volpe, chefe da equipe da montadora na Fórmula E. ‘Primeiro fizemos a jornada da rua para a pista, e agora está começando o caminho inverso, da pista para as ruas’, explica Volpe. Nesta temporada, o carro de Fórmula E chegou à terceira geração e traz evoluções consideráveis. A aceleração de 0 a 100 km/h, por exemplo, ficou um segundo mais rápida. Agora, um carro da categoria leva apenas 1,82 segundo para atingir essa marca. Apesar de a velocidade máxima continuar em 322 km/h, a arrancada ficou 30% mais rápida. O novo sistema de tração nas quatro rodas foi um dos responsáveis por esse bom resultado. Na geração passada, apenas as rodas traseiras despejavam potência no chão.
A Fórmula E tem sido um campo de testes para as montadoras, que podem explorar novas tecnologias e inovações para aplicar em seus carros de produção. A categoria de corrida e competição tem sido um desafio para as equipes, que precisam desenvolver carros 100% elétricos com tecnologias avançadas, como o controle de tração e o sistema de carregamento. A Fórmula E tem sido um sucesso, com a participação de equipes como Nissan, Porsche, Mahindra e Yamaha, que não tinham experiência no desenvolvimento de carros de fórmula, muito menos com motores 100% elétricos.
Tecnologias e Inovações
Para tornar a Fórmula E mais dinâmica, a categoria utiliza um dispositivo chamado ‘modo ataque’ (attack mode), que libera mais potência para o carro durante cinco minutos. Esse modo fornece 100 kW adicionais ao piloto. Com o modo ataque, a potência do carro aumenta de 390 para 470 cv, o que equivale a adicionar a potência de um motor 1.0. Segundo a Porsche, a principal tecnologia vinda do time da Fórmula E para seus carros de rua foi o modo ataque. O novo Porsche Taycan Turbo GT, lançado no Brasil em março deste ano, adotou a tecnologia desenvolvida nas pistas e isso o entrega 163 cv de potência, elevando a potência máxima do sistema para 952 cv. A evolução veio do time de corrida, uma vez que o Taycan Turbo S disponibilizava o antigo ‘Push to Pass’ (botão de ultrapassagem) que elevava a potência em 95 cv e só podia ser acionada a cada 10 segundos. O atual Modo Ataque pode ser acionado novamente a cada quatro segundos. ‘É uma função bastante útil em caso de ultrapassagens em estradas ou utilização em circuito’, diz Leandro Rodrigues Sabes, gerente sênior de comunicação da Porsche. A Fórmula E tem sido um campo de testes para as montadoras, que podem explorar novas tecnologias e inovações para aplicar em seus carros de produção, como as tecnologias para carros, inovações, controle de tração, sistema de carregamento, e nova solução de recarga.
Fonte: © G1 – Tecnologia
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