Formação Continuada em Política de Educação Integral em Tempo Integral
A Educação é um tema fundamental na sociedade brasileira, e a busca por uma Educação de qualidade é um desafio constante. Nesse sentido, a realização de webinários e outras atividades de formação é essencial para melhorar a qualidade da Educação no país. É importante destacar que a Educação é um direito fundamental e que todos devem ter acesso a ela, independentemente de sua origem ou condição social. A formação contínua é essencial para garantir que os profissionais da Educação estejam atualizados e preparados para atender às necessidades dos alunos.
No webinário realizado na terça-feira, 18 de fevereiro, os participantes tiveram a oportunidade de discutir a Formação Continuada da Política de Educação Integral em Tempo Integral, que visa melhorar a qualidade do Ensino e do Aprendizado. A Instrução é um aspecto fundamental da Educação, e é importante que os profissionais da área estejam preparados para fornecer uma Instrução de qualidade. O conhecimento é poder e a Educação é a chave para o sucesso. Além disso, a Educação é um investimento no futuro do país, e é importante que sejam feitos esforços para garantir que todos tenham acesso a uma Educação de qualidade. A igualdade de oportunidades é fundamental para garantir que todos tenham as mesmas chances de sucesso.
Introdução à Educação Integral
A Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC), está promovendo um curso que visa apoiar a elaboração, o planejamento, o aprimoramento e a institucionalização das políticas de Educação Integral em Tempo Integral de cada estado e município. O curso é uma iniciativa que busca o engajamento das redes na inscrição, que está aberta até 21 de fevereiro, por meio de formulário encaminhado por e-mail para as secretarias e os conselhos de Educação. A transmissão do evento foi realizada pelo canal do MEC no YouTube, permitindo que o público acompanhasse a apresentação da formação continuada no âmbito do Programa Escola em Tempo Integral (ETI) e os procedimentos necessários para as inscrições no curso. A Educação é um direito fundamental, e o Ensino, Aprendizado e Instrução são essenciais para o desenvolvimento dos indivíduos.
A coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral do MEC, Raquel Franzim, destacou a relevância dos processos formativos e informou que a formação deste ano incluiu os conselheiros de Educação de todo o país. O programa induz a criação de matrículas de tempo integral em toda a Educação básica e modalidades de Ensino, e busca que essas matrículas em jornada escolar de tempo integral estejam alinhadas às perspectivas e práticas da Educação em tempo integral. A Educação Integral é um conceito que abrange a Formação Continuada, a Política de Educação, a Educação Integral, o Tempo Integral e o Programa Escola, todos essenciais para o desenvolvimento dos indivíduos.
Objetivos do Programa Escola em Tempo Integral
O programa é uma política pública estratégica para alcançar a Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, que teve a sua vigência prorrogada até 31 de dezembro de 2025. A meta estabelece que, no mínimo, 50% das escolas públicas devem oferecer a Educação em tempo integral para, pelo menos, 25% dos estudantes da Educação básica. Segundo Franzim, o MEC trabalha para superar os desafios e atingir a meta estabelecida, não apenas criando as matrículas, mas também institucionalizando políticas de Educação Integral em tempo integral. O Ensino, Aprendizado e Instrução são fundamentais para o sucesso do programa, e a Educação é o pilar que sustenta todo o processo.
Para alcançar esses objetivos, a SEB realizou um longo processo de parceria com universidades federais, para que cada região do país possa contar com esse apoio formativo para as suas secretarias e, agora, também para os conselhos de Educação. O curso é realizado em parceria com universidades federais das cinco regiões do Brasil, e as aulas estão previstas para começarem no dia 10 de março de 2025 e para terminarem em 12 de setembro do mesmo ano. O conteúdo é dividido em seis módulos, que abordam temas como o Programa Escola em Tempo Integral, Fundamentos da Educação Integral, Implementação de Políticas de Educação Integral, Gestão Democrática, Currículo Integrado e Equidade. A Educação é o foco principal, e o Ensino, Aprendizado e Instrução são essenciais para o sucesso do programa.
Conclusão
O Programa Escola em Tempo Integral é uma estratégia para induzir a criação de matrículas de tempo integral em toda a Educação básica e modalidades de Ensino, e busca que essas matrículas em jornada escolar de tempo integral estejam alinhadas às perspectivas e práticas da Educação em tempo integral. A Educação é um direito fundamental, e o Ensino, Aprendizado e Instrução são essenciais para o desenvolvimento dos indivíduos. A Formação Continuada, a Política de Educação, a Educação Integral, o Tempo Integral e o Programa Escola são todos essenciais para o sucesso do programa, e a Educação é o pilar que sustenta todo o processo. Com a realização desse curso, a SEB busca apoiar a elaboração, o planejamento, o aprimoramento e a institucionalização das políticas de Educação Integral em Tempo Integral de cada estado e município, garantindo que a Educação seja uma prioridade para todos.
Fonte: © MEC GOV.br
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