Curso de Fitoterapia à distância abre inscrições em parceria com Fiocruz Brasília e USP. 800 vagas para farmacêuticos e fitoquímicos.
Profissionais da área da saúde, não percam a oportunidade de se inscrever no Curso de Aperfeiçoamento em fitoterapia: Aspectos Farmacêuticos e Fitoquímicos, organizado pelo Ministério da Saúde em colaboração com a Fiocruz Brasília e a Universidade de São Paulo (USP), em modalidade remota (ensino à distância – EAD), com suporte de tutoria e três reuniões síncronas obrigatórias. A fitoterapia é uma prática milenar que utiliza plantas medicinais para promover a saúde e o bem-estar, e este curso oferece uma oportunidade única de aprimorar seus conhecimentos nessa área.
Aprender sobre os benefícios dos fitoterápicos e sua aplicação prática no dia a dia dos pacientes é essencial para ampliar as opções terapêuticas disponíveis. O Curso de Atualização em fitoterapia aborda de forma abrangente os aspectos farmacêuticos e fitoquímicos das plantas medicinais, proporcionando uma visão aprofundada e atualizada sobre o tema. Não perca a chance de se aprofundar nesse campo promissor da saúde natural e se destacar no mercado de trabalho.
Curso de Atualização em Fitoterapia: Inscrições Abertas para Farmacêuticos
O curso de atualização em fitoterapia terá uma carga horária de 90 horas e será direcionado exclusivamente aos profissionais farmacêuticos. O principal objetivo é capacitar esses especialistas para atuarem na prescrição de fitoterápicos. No total, estão disponíveis 800 vagas e o prazo para inscrições se encerra em 3 de setembro. O início das aulas está agendado para a mesma data e a conclusão está prevista para o final de outubro.
Capacitação em Fitoterapia para Profissionais da Saúde
O curso atende às diretrizes e ações relacionadas à formação de recursos humanos estabelecidas pela Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF) e pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC). O objetivo é orientar os farmacêuticos para atuarem de forma eficaz no SUS.
Investimento em Fitoterapia no Brasil
A Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF) está em vigor desde 2006, quando foi promulgado o Decreto 5.813. Desde então, o Ministério da Saúde tem se empenhado em garantir à população brasileira o acesso seguro e o uso adequado de plantas medicinais e fitoterápicos.
As ações são coordenadas pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e pelo Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics). Em conformidade com as diretrizes da PNPMF, o DAF, em parceria com a Fiocruz, tem desenvolvido iniciativas para fortalecer essa política, alinhadas com os princípios do SUS.
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo