Programa para inclusão de autistas no mercado de trabalho em IA e Dados, com processo seletivo e laudo médico.
A Adapte, empresa inovadora na área de educação inclusiva, está recebendo inscrições para a terceira versão do Programa de Cooperação para Treinamento e Emprego de Autistas (CooTEA), com o propósito de capacitar e promover a inclusão de indivíduos autistas no mercado de trabalho, sobretudo em setores de grande procura, como Dados e Inteligência Artificial.
O treinamento oferecido pelo CooTEA visa preparar os participantes para desempenharem funções relevantes no ambiente profissional, destacando-se pela qualidade e eficácia da capacitação proporcionada. A Adapte reforça seu compromisso com a diversidade e a igualdade de oportunidades, ao investir no desenvolvimento de habilidades e competências dos autistas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.
Treinamento Adaptado para Autistas no Mercado de Trabalho
O Programa de Capacitação gratuito e imersivo, voltado para autistas, oferece uma oportunidade única de desenvolvimento profissional. As inscrições estão abertas até o dia 30 de agosto e podem ser feitas online.
A iniciativa visa preparar os participantes para o mercado de trabalho inclusivo e diverso, oferecendo um treinamento prático e especializado. O objetivo é desenvolver habilidades técnicas e sociais, proporcionando aos alunos um diferencial competitivo no mercado.
Para participar do Processo Seletivo, é necessário ser autista e ter conhecimento básico em informática e matemática. Além disso, os interessados devem possuir um laudo médico que comprove o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e acesso a um computador com internet.
O CooTEA é uma iniciativa de impacto social que visa capacitar pessoas autistas para o mercado de trabalho. O programa oferece treinamentos adaptados, supervisão especializada e suporte contínuo aos participantes.
Além de formar profissionais altamente capacitados, o programa também auxilia as empresas parceiras na criação de um ambiente de trabalho inclusivo. A startup analisa as vagas disponíveis e os perfis dos alunos, garantindo uma contratação mais assertiva.
O fundador da startup, Emanuel Santana, destaca as habilidades únicas das pessoas autistas, como atenção aos detalhes, pensamento lógico e capacidade de foco. Ele ressalta que, quando essas competências são desenvolvidas e aplicadas estrategicamente, os profissionais autistas podem oferecer inovações significativas ao setor de tecnologia.
O Programa de Treinamento terá início no dia 10 de setembro e oferecerá aos participantes uma carga horária de estudo autoguiado, encontros ao vivo online, palestras sobre habilidades comportamentais, workshops práticos e acompanhamento por meio de aplicativos e fóruns dedicados.
Durante os 4 meses de capacitação, os alunos terão a oportunidade de adquirir conhecimentos em Excel, Power BI, IA Generativa, PowerPoint, RPA e desenvolvimento de Low/No Code. Além disso, o programa conta com o apoio de diversas organizações renomadas, como Alura, Fundação 1Bi, iFood, Poli-USP, Ana e Midiaria.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo