Aiatolá Ali Khamenei alerta para qualquer possibilidade de conversa rápida com os EUA sobre programa nuclear em bases iranianas.
O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, mencionou na terça-feira (27) a possibilidade de novas negociações com os Estados Unidos sobre o programa nuclear em rápida expansão do país, conforme noticiou a Associated Press (AP).
Teerã, capital do Irã e importante cidade do Oriente Médio, está aberta a discutir questões relacionadas ao seu programa nuclear. O país busca manter um diálogo construtivo com outras nações para garantir a segurança e estabilidade na região.
Irã: Fala Direcionada ao Governo Civil e Alertas Renovados
Em sua fala direcionada ao governo civil do Irã, o líder supremo, Khamenei, enfatizou a possibilidade de interagir com o ‘inimigo’ sem ‘nenhum mal’. Ele estabeleceu as bases para qualquer conversa sob o governo do presidente do país do Oriente Médio, Masoud Pezeshkian. Renovando seus alertas de que os EUA não são de confiança, Khamenei destacou a importância de não colocar esperanças neles. Os comentários do líder supremo ecoaram os feitos na época do acordo nuclear de 2015 entre o Irã e potências mundiais, que resultou na grande limitação do programa nuclear de Teerã em troca da suspensão das sanções econômicas.
Irã: Tensões e Possibilidade de Negociações
Com as tensões permanecendo elevadas no Oriente Médio, especialmente devido à guerra entre Israel e Hamas, o espaço para negociar permanece incerto. Os comentários de Khamenei foram feitos em um momento crucial, com os EUA se preparando para uma eleição presidencial em novembro. O líder supremo alertou o gabinete de Pezeshkian para não confiar no inimigo, relembrando a decisão de 2018 de descartar negociações com os EUA após a retirada unilateral do acordo por Donald Trump.
Irã: Comentários e Conversas Indiretas com os EUA
Apesar das tensões, houve conversas indiretas entre Irã e EUA nos últimos anos, mediadas por Omã e Catar, países do Oriente Médio com histórico de interlocução com o Irã. Os comentários de Khamenei ressaltaram a importância de não confiar no inimigo, enquanto o Departamento de Estado dos EUA afirmou que julgará a liderança do Irã por suas ações. A diplomacia é vista como o caminho para uma solução eficaz e sustentável em relação ao programa nuclear iraniano, mas ainda há um longo caminho a percorrer.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo