Buscadores em segunda posição, 52% das respostas, pesquisa Commerce, redes sociais e comportamento de consumo.
Os marketplaces estão cada vez mais presentes no cotidiano dos consumidores, tornando-se a principal fonte de pesquisa antes da realização de uma compra. De acordo com estudos recentes, 54% dos entrevistados afirmaram preferir sites como Amazon, Magazine Luiza e Mercado Livre para iniciar uma busca por produtos, um aumento de 4 pontos percentuais nos últimos quatro anos, o que demonstra a importância dos marketplaces na tomada de decisões de compra.
Além disso, as lojas online e as plataformas de compra estão se tornando cada vez mais populares, oferecendo uma variedade de opções para os consumidores. Os mercados virtuais também estão em alta, permitindo que os consumidores comprem produtos de forma rápida e segura. É importante notar que os marketplaces estão em constante evolução, com novas funcionalidades e recursos sendo adicionados regularmente, o que os torna ainda mais atraentes para os consumidores. A escolha certa é fundamental para garantir a satisfação do cliente, e os marketplaces estão trabalhando arduamente para oferecer experiências de compra personalizadas e opções de pagamento seguras.
Introdução ao Comportamento de Consumo em Marketplaces
Em um estudo recente, foi observado que os marketplaces se destacam como a principal fonte de informação para os consumidores, com uma queda de cinco pontos percentuais em relação aos buscadores, como Google, Bing e Yahoo, que agora ocupam a segunda posição, com 52% das respostas. A pesquisa, realizada pela MRM Brasil, agência de tecnologia e dados do McCann Worldgroup, em duas rodadas entre 2020 e 2024, com mil consumidores em cada uma, revelou que o comportamento de consumo on-line se tornou mais sofisticado, multicanal e móvel, com os marketplaces sendo uma das principais plataformas de compra.
Os resultados indicam que o celular é utilizado por 91% dos entrevistados para compras digitais em lojas online, enquanto o uso do computador caiu para 53%. A smart TV, por sua vez, se destacou como um canal relevante, com 10% de utilização, mostrando que os consumidores estão cada vez mais conectados e utilizando diferentes canais para realizar suas compras em mercados virtuais.
Análise do Comportamento de Consumo em Marketplaces
‘A segunda onda da pesquisa Commerce revelou uma crescente sofisticação no comportamento de consumo dos brasileiros, com mudanças ocorrendo em um ritmo mais acelerado do que a própria transformação da indústria’, disse o executivo-chefe da MRM Brasil, Fábio Souza. Um consumidor mais amadurecido digitalmente percorre uma jornada muito mais complexa, com inúmeros pontos de contato para iniciar sua compra, podendo ser em marketplaces, sites de avaliação, redes sociais, entre outros, o que destaca a importância das lojas online e plataformas de compra para os consumidores.
Em relação ao perfil das categorias mais compradas pela internet, os eletrônicos continuam na liderança, com 55%. Moda e acessórios apresentaram um aumento de 12 pontos percentuais, atingindo 53%, enquanto eletrodomésticos somam 41%. Perfumaria e cosméticos cresceram 4 pontos, alcançando 39%, mesma porcentagem registrada por casa e decoração. Produtos de informática representam 31% e alimentos e bebidas, 30%. A pesquisa também apontou que os principais fatores para os consumidores escolherem onde comprar são uma boa experiência de compra (70%) e boas avaliações de outros consumidores (65%), o que é fundamental para os marketplaces e lojas online.
Conclusão sobre o Comportamento de Consumo em Marketplaces
A preocupação com sustentabilidade e causas sociais também influencia, com 17% e 14%, respectivamente. Por outro lado, fatores que mais afastam os consumidores incluem desrespeito socioeconômico (61%), testes em animais (53%) e descaso com o meio ambiente (50%). A falta de respeito à diversidade também foi um motivo de desistência para 40% dos entrevistados, o que destaca a importância das empresas terem uma boa reputação e serem responsáveis socialmente, especialmente em mercados virtuais e marketplaces. Além disso, a pesquisa Commerce mostrou que os consumidores estão cada vez mais conectados e utilizando diferentes canais para realizar suas compras, o que inclui marketplaces, lojas online e plataformas de compra, e que uma boa experiência de compra é fundamental para a satisfação dos consumidores.
Fonte: @ Valor Invest Globo
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