Modelo para implementação do currículo do Programa Internacional de Avaliação: desenvolvimento de metodologias para construir modelos de avaliação.
O Ministério da Educação (MEC) realizou o seminário online ‘Desenvolvimento de competências digitais de alunos: elaborando um modelo para o Brasil’ na quinta-feira, 15 de agosto.
O evento abordou a importância das competências digitais na educação e como elas se relacionam com as habilidades digitais e capacidades digitais dos estudantes. É fundamental investir nesse aspecto para preparar os jovens para o mercado de trabalho cada vez mais digitalizado.
Desenvolvimento de metodologias para avaliação de competências digitais
Realizado em colaboração com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o encontro teve como propósito debater a construção de modelos de avaliação de competências digitais, acompanhando a implementação do currículo de educação digital. A discussão ocorre em um contexto em que o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) avaliará, pela primeira vez, em 2025, as competências digitais dos estudantes globalmente.
O evento introduziu a metodologia que será empregada pelo Pisa e compartilhou as visões de secretarias de educação, especialistas e da sociedade civil sobre possíveis abordagens para criar modelos de avaliação adaptados às diversas realidades brasileiras. A transmissão está disponível no canal do MEC no YouTube.
Desafios na avaliação de habilidades digitais
Para a secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, é essencial encontrarmos formas eficazes de mensurar as competências digitais dos alunos para avaliar a eficácia das políticas educacionais. Schweickardt enfatiza a importância de considerar as desigualdades presentes no país ao abordar a avaliação dessas competências digitais, destacando a necessidade de focar nos indivíduos que mais necessitam.
Esse evento marcou o encerramento do ‘Ciclo de Seminários Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na educação básica’, iniciativa realizada no âmbito da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. A programação incluiu uma palestra de Luis Francisco Vargas-Madriz, representante da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), sobre a avaliação de competências digitais e inteligência artificial no contexto educacional.
Participantes e discussões sobre capacidades digitais
O evento contou com a presença de diversos especialistas, como Cesar Augusto Nunes, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Ivan Siqueira, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Lucia Dellagnelo, consultora do Banco Mundial; Clara Machado, coordenadora-geral do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Inep; e Eduardo da Silva. A mesa de abertura incluiu Daniela Costa, do Cetic.br; Morgan Doyle, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Lia Glaz, da Fundação Telefônica Vivo; e Maria Teresa Gonzaga, do Inep.
Fonte: © MEC GOV.br
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