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A Pasta promove educação de qualidade para jovens e adultos, incluindo competências técnicas e profissionais, educação profissional e tecnológica.
O Ministério da Educação (MEC) está empenhado em elevar o padrão da educação no Brasil, por meio de iniciativas que visam atender as metas internacionais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 da Organização das Nações Unidas (ONU). Uma das áreas prioritárias de atuação do MEC é a educação com equidade e inclusão, buscando garantir que todos os cidadãos tenham acesso a um ensino de qualidade.
Além disso, o Ministério da Educação também tem investido na formação continuada dos professores, visando aprimorar a qualidade do ensino oferecido nas escolas. Acreditamos que a valorização dos educadores é fundamental para promover um melhor aprendizado dos alunos e para o desenvolvimento do país como um todo.
Educação para o Futuro: Investimento em Competências e Formação
A Meta Global ODS 4.4 visa aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo. Nesse sentido, o Ministério da Educação (MEC) está comprometido com a expansão dos 100 novos institutos federais, com foco na ampliação da oferta de vagas na educação profissional e tecnológica (EPT), criando oportunidades para jovens e adultos, especialmente os mais vulneráveis.
Uma das iniciativas em destaque é o Novo PAC para expansão das instituições federais, que busca fortalecer e valorizar a educação superior no Brasil. Além disso, o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo tem como objetivo oferecer 3,3 milhões de novas matrículas em Educação de Jovens e Adultos (EJA), incluindo estudantes privados de liberdade. Este pacto prevê a redução de 4,8 milhões de pessoas não alfabetizadas em quatro anos, com um investimento de mais de R$ 4 bilhões.
Equidade e Inclusão na Educação: Desafios e Avanços
No que diz respeito à equidade e inclusão, o MEC tem se dedicado a eliminar disparidades de gênero e garantir acesso à educação para pessoas com deficiência, indígenas e crianças vulneráveis (ODS 4.5). Para isso, são desenvolvidas ações afirmativas e programas inclusivos, como o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
A Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), juntamente com o Grupo de Trabalho para criação da Universidade Indígena, são iniciativas importantes para garantir a inclusão e o respeito à diversidade na educação. A promoção da proficiência é fundamental para atender às demandas dos ODS 4, assegurando que jovens e adultos sejam alfabetizados e adquiram conhecimentos básicos de matemática (ODS 4.6).
Desafios e Oportunidades na Educação: Rumo à Agenda 2030
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) representam um chamado global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir a paz e a prosperidade para todos. No dia 17 de junho, líderes da educação, incluindo o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, reuniram-se na sede da Unesco, em Paris, para discutir ações transformadoras na educação e acelerar o progresso no ODS 4.
Essa reunião, convocada pelo Comitê Diretor de Alto Nível do ODS, destaca a importância de investir na educação como pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável. A educação de qualidade é essencial para capacitar estudantes, jovens e adultos, incluindo aqueles privados de liberdade, com as competências necessárias para enfrentar os desafios do século XXI e contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva.
Fonte: © MEC GOV.br
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