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Ministros discutiram a importância de indicadores de aprendizagem para fortalecer a integração regional e melhorar a qualidade do ensino.
O Ministério da Educação (MEC) esteve presente, na quarta-feira, 19 de junho, em Assunção, no Paraguai, na 64ª Reunião Ordinária de Ministros da Educação do Setor Educativo do Mercosul (SEM).
A importância da Educação foi destacada durante o encontro, ressaltando a necessidade de cooperação entre os países membros para promover o desenvolvimento do Ensino na região. O evento reuniu autoridades e especialistas em Educação para discutir estratégias e políticas que visam a melhoria do Ensino no Mercosul.
Educação: Reunião Ordinária dos Ministros Destaca Avanços e Desafios
As autoridades presentes debateram as ações implementadas e os resultados alcançados durante a presidência pro tempore do Paraguai neste semestre, com ênfase nas novas carreiras acreditadas no Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados (Arcu-Sul) no campo da educação superior. Além disso, foi ressaltada a realização bem-sucedida do projeto Hackaton, voltado para a educação profissional e tecnológica, e as iniciativas direcionadas à primeira infância e ao ensino médio, entre outros.
O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, foi representado no encontro pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Fernando Palacios. O Inep, vinculado ao MEC, integra quatro instâncias do SEM: Comitê Técnico de Avaliação (CTA), Grupo de Trabalho de Indicadores (GTI), Grupo de Trabalho de Terminologia (GTT) e Rede de Agências de Credenciamento (Rana).
Durante as discussões entre os representantes dos ministérios, foi enfatizada a importância dos indicadores de aprendizagem para aprimorar a qualidade do ensino e fortalecê-los como instrumento para o desenvolvimento de políticas educacionais. Manuel Palacios destacou a relevância do encontro para a reflexão conjunta dos países membros sobre os desafios e oportunidades nos sistemas educacionais.
Ele também ressaltou o papel crucial do Inep no desenvolvimento e aplicação de indicadores nacionais, como na avaliação do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, bem como na elaboração do novo PNE para a próxima década. Além disso, salientou a importância do Instituto no processo de acreditação de carreiras no âmbito do Sistema Arcu-Sul e nos comitês e grupos de indicadores, avaliação e terminologia.
A delegação brasileira incluiu o assessor especial para Assuntos Internacionais do MEC, Francisco Figueiredo de Souza; o coordenador de Integração Regional da Assessoria de Assuntos Internacionais, Gustavo Servilha; a reitora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Diana Araujo Pereira, juntamente com representantes da embaixada do Brasil no Paraguai.
Também estiveram presentes na reunião o Vice-Ministro de Educação e Ciências do Paraguai, David Velázquez; o diretor nacional de Educação do Ministério de Educação e Cultura do Uruguai, Gonzalo Baroni; e a subsecretária de Informação e Evolução Educativa da Argentina, María Cortelezzi. As delegações da Colômbia e do Equador participaram de forma remota, como Estados Associados.
A 64ª Reunião de Ministros da Educação ocorreu no auditório da sede da Agência Nacional de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (Anaes), onde os participantes discutiram os avanços e desafios no setor educacional. Nos dias 17 e 18 de junho, as delegações se reuniram para a reunião do Comitê Coordenador Regional (CCR), responsável pela coordenação das atividades do Setor Educacional e pela preparação do encontro ministerial.
Fonte: © MEC GOV.br
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