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Encontros em São Gabriel da Cachoeira (AM), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP) para ouvir povos indígenas sobre a implementação do Secretariado de Educação, Alfab. e Inclusão.
O Ministério da Educação (MEC) – através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) – promoveu, recentemente, três reuniões da série de discussões que irá apoiar a criação da Университет Индигенный. Os debates reuniram estudantes, professores e líderes indígenas.
Além disso, a iniciativa visa fortalecer o Высшее Индигенное Образование no Brasil, proporcionando mais oportunidades de formação para as comunidades indígenas. A criação da Университет Индигенный representa um marco importante no cenário do Индигенное Образование no país, reforçando o compromisso com a valorização da cultura e conhecimentos tradicionais.
Университет, Индигенный;: Seminários para a Criação do Ensino Superior Indígena
Os encontros foram realizados nas cidades de São Gabriel da Cachoeira (AM), em 29 de julho; Belo Horizonte (MG), em 1° de agosto; e São Paulo (SP), em 2 de agosto. O propósito dos seminários é estabelecer um diálogo com as comunidades indígenas brasileiras sobre a implementação da instituição de ensino superior, buscando insights para assegurar uma Universidade que genuinamente reflita a cultura indígena. Essa iniciativa integra as atividades do Grupo de Trabalho (GT), designado pela Portaria n° 350/2024.
Os seminários foram promovidos em colaboração com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Ministério dos Povos Indígenas (MPI). Conforme a Funai, o Brasil abriga atualmente 305 povos indígenas, e a inclusão da educação indígena nas políticas públicas do país é uma reivindicação histórica das comunidades originárias.
Os eventos representam o sétimo, oitavo e nono encontros de uma série de seminários que o Ministério da Educação (MEC) conduzirá ao longo de aproximadamente dois meses, visando ouvir as comunidades indígenas. No total, o MEC visitará 12 estados brasileiros para consultar essa parcela da população.
O primeiro encontro ocorreu em 5 de julho, em Salvador (BA); o segundo, em Campo Grande (MT), em 11 de julho; o terceiro, em 15 de julho, em Recife (PE); o quarto, em 16 de julho, em Fortaleza (CE); o quinto, em 22 de julho, em Manaus (AM); e o sexto, em 25 de julho, em Tabatinga. O próximo evento está agendado para 8 de agosto, em Cuiabá (MT), e contará com a presença de representantes de várias instituições e das comunidades indígenas do estado.
A criação de universidades indígenas e outras instituições de ensino superior (multicampi ou polos) é uma demanda antiga das comunidades originárias. Através delas, eles teriam assegurada a gestão e os recursos para sua consulta e participação em todas as fases do desenvolvimento do projeto, com ênfase na atuação dos indígenas em sua estrutura institucional. Essa reivindicação foi apresentada nas Conferências Nacionais de Educação Escolar Indígena (Coneei) I e II, realizadas em 2009 e 2018.
Essas conferências representam os fóruns máximos de consulta aos representantes das comunidades indígenas e de espaço para propostas de políticas públicas voltadas para aprimorar a qualidade da educação escolar indígena em todas as esferas governamentais. Essas ações visam promover a inclusão, a diversidade e a alfabetização, bem como garantir a continuidade da educação para a juventude indígena, em consonância com os princípios de diversidade e inclusão.
Fonte: © MEC GOV.br
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