Mulher perde R$ 5,13 milhões após acreditar em golpe cibernético com “fotos geradas por inteligência artificial” de ator e ser vítima de golpe de extorsão sexual no Instagram.
Uma francesa de 53 anos perdeu todas as suas economias para um golpista que usou inteligência artificial para se passar por um falso Brad Pitt. A vítima agora está tentando encontrar os golpistas na Nigéria, um país conhecido por esse tipo de estelionato comum.
De acordo com a associação France 3, a vítima percebeu que estava sendo enganada quando percebeu que o falso ator não estava respondendo às suas mensagens. Ela então fez uma denúncia policial e está trabalhando em conjunto com a Interpol para encontrar os responsáveis pelos golpes. A Nigéria é conhecida por ser um dos principais pontos de origem desses golpes, com muitos golpistas se passando por celebridades e oferecendo oportunidades financeiras falsas.
Os Golpistas Digitais, uma Nova Fera.
Agora sabemos que os golpistas nigerianos são conhecidos por suas artimanhas na internet, mas recentemente eles adquiriram novas tecnologias para enganar suas vítimas e tornam-se ainda mais perigosos. Um caso chocante ilustra bem esse fenômeno. Uma mulher, identificada como Anne, foi vítima de um golpe de namoro virtual, onde ela acreditava estar em um relacionamento virtual com a estrela de Hollywood de 61 anos, Brad Pitt, por meio de fotos geradas por inteligência artificial. Esse golpe é apenas mais um exemplo da forma como os golpistas estão se adaptando às novas tecnologias para enganar suas vítimas, especialmente as mulheres, que são as principais vítimas desse tipo de golpe.
De acordo com uma pesquisa, 4 em cada 10 mulheres são afetadas por esse tipo de golpe, o que é alarmante. Isso ocorre porque os golpistas são capazes de criar perfis falsos no Instagram usando fotos e nomes de usuários reais, o que dificulta a identificação deles. Além disso, eles usam inteligência artificial para criar fotos realistas e enganar as vítimas. Esse tipo de golpe é conhecido como golpe no Instagram, onde os golpistas usam perfis falsos para clonar cartões e obter dinheiro das vítimas.
Um caso específico ilustra bem esse tipo de golpe. Um homem se passando pela mãe de Brad Pitt contatou Anne no Instagram após ela postar fotos esquiando. Os golpistas convenceram Anne de que Brad Pitt precisava urgentemente de dinheiro para pagar um tratamento renal porque suas contas estavam congeladas devido ao processo de divórcio de Angelina Jolie. A vítima perdeu 830 mil euros (5,13 milhões de reais) na operação. Anne e seu advogado recorreram a um site de rastreamento de golpistas que os localizou na Nigéria. O país é conhecido por ser a base de muitos golpistas digitais, conhecidos como ‘Yahoo Boys’.
A inteligência artificial deu a eles ‘uma nova ferramenta’ que ‘apagará o grande avanço feito’ no combate a esses crimes, disse o especialista em crimes cibernéticos Timothy Avele. A Meta, dona do Instagram, Facebook, Threads e WhatsApp, removeu 63.000 contas do Instagram vinculadas a golpes de extorsão sexual no país do oeste da África. Em julho, dois irmãos nigerianos foram condenados a 210 meses de prisão cada um por terem ‘explorado sexualmente e extorquido mais de 100 vítimas’, incluindo 11 menores.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo