Embarcação de luxo naufragou com 22 pessoas, incluindo o bilionário Mike Lynch, durante forte tempestade. Investigação em andamento com aplicativo de rastreamento.
Um naufrágio, considerado altamente incomum, ocorreu com um veleiro que navegava ao largo da costa da Sicília, na Itália, na manhã desta segunda-feira (19). De acordo com a Guarda Costeira italiana, a embarcação naufragou, resultando em uma vítima fatal e seis pessoas desaparecidas. O barco, um veleiro de luxo com a bandeira do país e chamado de Bayesian, transportava 22 indivíduos a bordo.
O desastre causado pelo naufrágio do veleiro Bayesian é um acontecimento trágico que chocou a comunidade marítima. A Guarda Costeira está realizando buscas intensivas para localizar os desaparecidos e investigar as causas do acidente. A perda de vidas e a destruição causada por essa tragédia são profundamente lamentáveis.
Naufrágio de luxuoso veleiro perto de Palermo
A embarcação navegava no início da manhã pela costa de Palermo, capital da Sicília, onde estava atracada desde domingo (18). Ela, então, foi atingida por uma forte tempestade, como informaram as autoridades locais. O naufrágio do veleiro de luxo, chamado Bayesian, se tornou um desastre inesperado que chocou a região.
Investigação para apurar as causas do acidente
Conforme a Guarda Costeira, o bilionário Mike Lynch, empresário britânico do ramo da tecnologia e conhecido como ‘o Bill Gates do Reino Unido’, é um dos desaparecidos. A esposa dele, Angela Bacares, por sua vez, foi resgatada. Contudo, ainda não há informações sobre a identidade da vítima fatal e as outras pessoas que sumiram após a tragédia. Promotores na cidade de Termini Imerese, vizinha a Palermo, abriram uma investigação para apurar as causas do naufrágio, buscando esclarecer os detalhes que levaram ao acidente.
Detalhes sobre o veleiro e a tragédia no mar
Bayesian havia deixado o porto siciliano de Milazzo no dia 14 de agosto e foi rastreado pela última vez a leste da cidade, na noite de domingo (18). De acordo com o aplicativo de rastreamento de embarcações Vesselfinder, o status de navegação do iate estava como ‘ancorado’. A embarcação foi construída em 2008 pela fabricante Perini. O mastro do iate, de 75 metros de altura, era o mais alto do mundo feito de alumínio. Ele tinha seis suítes e capacidade para acomodar até 12 hóspedes, além de uma tripulação de dez pessoas.
Relato emocionante de sobrevivente
Devido ao horário, a maioria dos passageiros estava dormindo em suas cabines quando o tornado atingiu o iate, como relataram sobreviventes. Alguns dos passageiros e tripulantes conseguiram pular para fora do barco. Ao todo, 15 pessoas foram resgatadas, incluindo uma criança. Uma das sobreviventes, identificada apenas como Charlotte, contou à imprensa italiana que a embarcação virou ao ser atingida pelo tornado, enquanto todos dormiam. Ela acrescentou que, por esta razão, acordou já dentro da água. Ainda assim, conseguiu sair da cabine e salvar sua filha, uma bebê de um ano.
Impacto das condições climáticas no desastre marítimo
A ocorrência de tornados é um fenômeno raro no mar Mediterrâneo. Entretanto, nos últimos dias, tempestades e chuvas pesadas atingiram várias regiões da Itália, causando inundações e deslizamentos de terra. ‘O vento estava muito forte. O tempo ruim era esperado, mas não dessa magnitude’, afirmou um oficial da Guarda Costeira em Palermo à agência de notícias Reuters. Karsten Borner, capitão de um barco que estava próximo ao Bayesian, conseguiu salvar alguns dos passageiros em meio ao caos desencadeado pelo naufrágio.
Fonte: @ Hugo Gloss
Comentários sobre este artigo