Todo mundo fala sobre tecnologia e inteligência artificial, mas ninguém sabe nada sobre casos de uso e gestão com apoio de tecnologias de IA.
A implementação de projetos de IA parece estar se tornando uma tendência entre os CIOs, que estão cada vez mais interessados em explorar as possibilidades da inteligência artificial. No entanto, muitos deles ainda estão na fase de “conversa fiada”, sem experiência prática real para respaldar suas afirmações.
É como se estivessem diante de um mundo desconhecido, onde a tecnologia de IA é o grande mistério a ser desvendado. Embora haja uma grande expectativa em torno da implementação de projetos de IA, falta uma compreensão mais profunda sobre como essas tecnologias podem ser aplicadas de forma eficaz. A chave para o sucesso está na experiência prática e na capacidade de superar o medo do desconhecido. Além disso, é fundamental que os CIOs estejam preparados para lidar com os desafios que surgirão ao longo do caminho.
A Adoção de IA: Um Dilema para os CIOs
Uma pesquisa recente realizada pela Salesforce com 150 CIOs de empresas com mais de 1.000 funcionários ao redor do mundo revelou que a adoção de IA é um tema complexo e desafiador. A pesquisa, intitulada ‘The CIO Dilemma’, mostra que os CIOs estão convencidos do potencial da IA (84% acreditam que ela será tão significativa para os negócios quanto a Internet) e do perigo da tecnologia (67% disseram que estão tomando um approach mais cauteloso com IA do que outras tecnologias).
No entanto, há uma grande insegurança sobre o nível de conhecimento sobre o tema: 61% dos pesquisados afirmaram que sentem que deveriam saber mais sobre IA do que eles realmente sabem. A origem da insegurança são temores sobre segurança, apontados por 57% dos pesquisados, seguidos por falta de informação confiável, apontado por 52%. Incapacidade de identificar casos de uso, treinamento de profissionais e falta de retorno para o investimento também foram citados por cerca de 30% dos entrevistados.
Os Desafios da Implementação de IA
Os CIOs também estão pressionados: 68% pensam que os ‘stakeholders’ têm expectativas não razoáveis sobre o tempo de implementação da tecnologia. Além disso, há uma confusão entre três perfis diferentes dentro das organizações: quem usa IA, quem quer IA e quem está pronto para IA. A área mais entusiasmada com IA é o marketing, enquanto a que tem mais casos de uso é o customer service. No entanto, quem estaria pronto mesmo para a tecnologia seria o RH.
Marketing e customer service aparecem só em quinto e quarto lugares, respectivamente, no ranking de ‘readiness’. Por enquanto, os CIOs ainda estão destinando quatro vezes mais orçamento para projetos voltados a dados do que para IA, porém a maior parte (66%) está confiante de que terá retorno nos investimentos em inteligência artificial.
A Tecnologia de IA: Uma Ferramenta Transformadora
A IA generativa é uma das tecnologias mais transformadoras deste século. Esta pesquisa dá uma ideia dos fundamentos nos quais CIOs de todo o mundo, indústrias e geografias estão se apoiando para a implementação de tecnologias de IA verdadeiramente transformacionais, afirma Juan Perez, CIO da Salesforce. A pesquisa foi aplicada entre 23 e 30 de julho de 2024 e produziu respostas em 18 países e 17 indústrias.
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Fonte: @Baguete
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