Apagão de eletricidade afeta tráfego aéreo reduzido
O apagão que atingiu vários países europeus na segunda-feira (28) trouxe consigo um caos sem precedentes, afetando não apenas a população, mas também a infraestrutura crítica, como aeroportos e sistemas de transporte. O apagão foi responsável por uma série de problemas, incluindo a interrupção de serviços essenciais, como o fornecimento de energia elétrica.
A falha de energia causada pelo apagão teve um impacto significativo nos aeroportos, levando a uma interrupção de serviços e ao cancelamento de voos. Em Portugal, por exemplo, todos os voos que decolam do país foram cancelados devido à falta de energia, enquanto na Espanha, o tráfego aéreo foi reduzido ao mínimo para evitar acidentes. Além disso, o apagão também afetou outros setores, como a comunicação e a saúde, onde a falha de energia pode ter consequências graves. É importante destacar que a recuperação dos serviços afetados pelo apagão é uma prioridade, e medidas estão sendo tomadas para minimizar os danos causados pela interrupção de serviços.
Consequências do Apagão
Com o cenário de apagão, o Procon-SP orienta que os consumidores brasileiros que tenham voos marcados para estes dias, estando no Brasil ou fora do país, ou já com dificuldade para confirmar ou embarcar, devem seguir as orientações fornecidas pelas autoridades locais, antes de se dirigirem ao aeroporto, devido à interrupção de serviços causada pelo apagão. Em caso de voos já iniciados e que retornaram ao aeroporto de origem ou foram desviados para algum outro aeroporto não previsto na rota, em função do apagão de eletricidade, as empresas devem fornecer acomodação, traslado e alimentação aos passageiros, além de acesso a comunicação, durante o tempo em que durar a interrupção dos voos, que pode ser causada por uma falha de energia. Acesso gratuito à comunicação após 1 hora de atraso; alimentação após 2 horas e hospedagem a partir de 4 horas de atraso, são alguns dos direitos dos passageiros afetados pelo apagão.
Impacto do Apagão nos Voos
Quem está nos países atingidos pelo apagão aguardando o voo de volta ao Brasil, caso a passagem aérea de retorno ao Brasil tenha sido contratada de uma empresa brasileira (companhia aérea ou agência de viagens), valem os mesmos direitos, incluindo o cancelamento de voos e a interrupção de serviços. O Procon-SP diz ainda que se o consumidor que tiver contratado hospedagens, passeios e outros serviços por meio de uma agência de viagem brasileira, e não conseguir usar estes serviços, deverá entrar em contato com a agência para negociar como será resolvida a situação (reembolso, voucher para uso posterior etc.), devido ao apagão. A orientação para os consumidores é também de guardar o comprovante de eventuais gastos que tiver em decorrência do atraso ou cancelamento, como chamadas telefônicas, refeições, hospedagem, entre outras, causados pelo apagão de eletricidade.
Causas e Consequências do Apagão
O que causou o apagão? Segundo informações do El País, os governos espanhol e o português estão investigando os apagões, que podem ter sido causados por uma falha de energia. Segundo a Red Eléctrica, empresa pública responsável pelas conexões, a partir das 13h do horário local (9h de Brasília) a tensão começou a ser restabelecida no norte e no sul da península, o que seria ‘fundamental para retomar progressivamente o fornecimento de eletricidade’, afetando a operação dos aeroportos e o tráfego aéreo reduzido. De acordo com a agência internacional Reuters, o reestabelecimento total da energia na Espanha pode demorar entre seis a dez horas, segundo informações fornecidas pela operadora elétrica do país, o que pode causar mais cancelamento de voos e interrupção de serviços. Em Portugal, por volta das 13h45 local (9h45 de Brasília), o apagão continuava, afetando a vida dos moradores e causando uma falha de energia generalizada. O canal televisivo CM noticiava, no mesmo horário, que tudo poderia estar normalizado em 3 horas, o que pode ajudar a retomar a normalidade nos serviços, incluindo o acesso a hospedagem a partir de 4 horas de atraso. Em cidades como Lisboa, em Portugal, e Madri e Barcelona, na Espanha, o funcionamento das linhas de metrô também foi interrompido, devido ao apagão de eletricidade, causando uma interrupção de serviços. Na capital portuguesa, o metrô foi evacuado, devido à falta de energia, que é um dos principais efeitos do apagão.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo