ouça este conteúdo
Estudo europeu mostra que atividades físicas em pacientes com metástase aliviam exaustão, melhorando qualidade de vida.
A sugestão de se exercitar regularmente está incluída nas diretrizes internacionais para pacientes que enfrentam o câncer de mama, porém cientistas europeus analisaram estudos e perceberam a ausência de recomendações específicas para indivíduos diagnosticados com câncer de mama metastático, que frequentemente lidam com fadiga física e mental.
Esses pacientes com cânceres de mama avançados muitas vezes enfrentam desafios únicos, e é fundamental desenvolver estratégias de suporte personalizadas para melhorar sua qualidade de vida. Além disso, é crucial promover a conscientização sobre a importância de cuidados multidisciplinares para pacientes com câncer de mama metastático, visando garantir um tratamento abrangente e eficaz. atividades
Câncer de mama: Benefícios das atividades físicas para pacientes com tumores avançados
Um estudo internacional, publicado na Nature Medicine, revelou a importância dos treinos para pacientes com câncer de mama avançado. Participaram 355 mulheres e dois homens com câncer de mama metastático, submetidos a um programa de treinamento personalizado. Durante nove meses, os voluntários foram acompanhados, com uma sessão semanal utilizando um aplicativo nos últimos três meses. Todos registraram suas atividades diárias com um wearable e responderam questionários trimestrais sobre aspectos físicos e mentais, incluindo a síndrome da fadiga.
Benefícios comprovados das atividades físicas para pacientes com câncer de mama avançado
Antes do estudo, metade dos participantes relatou fadiga acima do limite clínico. Aqueles que praticaram atividade física experimentaram melhorias significativas na fadiga, falta de ar e dor a partir do sexto mês, mantendo-se até o final do estudo. Estudos anteriores já haviam demonstrado os benefícios do exercício para pacientes com câncer de mama em estágios iniciais, mas havia uma lacuna em relação aos casos metastáticos.
Recomendações para pacientes com câncer de mama avançado
Karen Steindorf, do Centro Alemão de Pesquisa do Câncer, enfatiza a importância do treinamento estruturado para melhorar a qualidade de vida e permitir uma vida mais ativa, inclusive socialmente. Com base nos resultados, há evidências sólidas para recomendar programas de treinamento direcionados para pacientes em estágios avançados da doença. O projeto foi financiado pela União Europeia e coordenado pelo Centro Médico Universitário de Utrecht, na Holanda.
Fonte: @ Veja Abril
Comentários sobre este artigo